Pergunta: como as áreas de RH das grandes e médias empresas estão utilizando as mídias sociais para encontrar e contratar talentos?

terça-feira, setembro 21, 2010 Jony Lan 0 Comments

Vamos à mais uma pergunta, agora sobre mídias sociais e seus reflexos para a área de RH

----------------

Jony, Boa Noite.

Sou estudante de Administração com ênfase em Mkt e estou participando de um grupo de Pesquisa sobre as influências das midias sociais no mercado de trabalho, como as áreas de RH das grandes e médias empresas estão utilizando estas midias para encontrar e contratar talentos. Gostaria de lhe pedir algumas sugestões de leituras sobre este assunto, além do seu material publicado na MKTmais.com, pois já os li.

Agradeço desde já.

Ana C. Gouveia
Universidade Nove de Julho (UniNove)


-------------

Cara Ana,

muito obrigado pela sua mensagem e pergunta.

Infelizmente não saberia lhe dizer que livros ler, pois é um assunto muito recente. Os que estão disponíveis já encontram-se obsoletos, acredite. Isso é bom, pois abre a oportunidade de você e seu grupo serem pioneiros no assunto. Eu por exemplo comecei a falar de Marketing na Internet em 1997. Sugiro que busque em bases científicas como Ebsco e ProQuest pela biblioteca da sua faculdade.

Mas pensando em mídias sociais para executar a função de recrutamento e seleção, penso que as possibilidades sempre levam à um mesmo local, a interatividade.

O que isso quer dizer? Significa que não basta uma empresa querer buscar os novos talentos se ela mesma não tem um canal de comunicação com os seus clientes. É como se colocássemos um mecânico para atender na internet, não é da sua cultura, e nem é a sua atividade.

As mídias sociais se tornaram um "canal" onde as empresas podem "garimpar" um talento. A exposição das pessoas nas mídias sociais pode permitir uma investigação mais profunda de um candidato. Dá para ver que informações são falsas, quais são verdadeira e inclusive, dá para ver o candidato antes mesmo de entrevistá-lo.

Midias sociais
Mas ao mesmo tempo que as mídias sociais podem ajudar a encontrar um candidato, ela pode simplesmente ser mais uma forma de seleção, pois apenas quem usa uma ou outra mídia social estará participando do processo. Ou seja, é como se falar inglês fosse um fator de carater eliminatório.

Isso também impacta nas pessoas que irão fazer essa seleção, seja dentro da empresa ou das empresas de RH que são contratadas para fazer essa etapa de seleção. De que adianta colocar alguém para recrutar via mídias sociais se ela não sabe como funciona? Há aspectos como o aceite em grupos fechados de discussão e a cultura de comunicação, que devem ser levados em conta.

O fato é que a internet, com mídias sociais, comunicaores instantâneos, blogs, e toda parte multimídia que ela traz, também leva para dentro das empresas toda sua rotina e suas "mazelas" que não combinam com um ambiente de trabalho que não depende da internet.

Uma empresa, mesmo que use a internet como comunicação e interação, apenas uma parcela de seus funcionários necessitarão de usar as ferramentas consumidoras de produtividade para tal trabalho, as demais que as utilizarem estarão literalmente dando um prejuízo para a empresa.

No fim das contas, o recrutamento e seleção deverão criar a melhor estratégia para captar o candidato que melhor preenche a vaga requerida, ou simplesmente ir na concorrência e trazer o mesmo perfil. Na prática, sabemos que nunca se encontra alguém ideal, é sempre para mais ou para menos. Eu já recebi convites de seleção via mídias sociais e você?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado