Resultados das estratégias do Café 3 Corações | crescimento de 10% a.a. maior que o mercado

sexta-feira, setembro 24, 2010 Jony Lan 0 Comments

Em 2006, no primeiro ano de vida da companhia – joint venture composta pela brasileira Santa Clara e pela israelense Strauss-Elite – as vendas de café no mercado interno chegaram a 75 mil toneladas, gerando um faturamento de R$ 787 milhões. A expectativa para este ano é de que sejam comercializadas 126 mil toneladas do produto, com receita de R$ 1,65 bilhão.

Os resultados em volume representam um ritmo de crescimento anual de 13,6% nos últimos cinco anos, enquanto a receita teve um aumento médio de 21,8% no período. No mercado interno, segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), a alta média anual foi de apenas 3,3% no volume consumido no mesmo período de cinco anos.

Estratégias
Para a 3 Corações, a alta acima da média nacional está ligada ao forte posicionamento da marca no Nordeste, uma das regiões que mais cresce no País. Além disso, a atuação no Sudeste conta com investimento de marketing principalmente na capital paulista. “Se o negócio não tem sucesso em São Paulo, acaba ficando limitado”, explica Pedro Lima, presidente da 3 Corações.

E a estratégia para o próximo ano é aumentar a participação de café torrado no mercado doméstico por meio do segmento “fora de casa”. De acordo com a Abic, em 2003, entre as pessoas que declararam consumir café, 95% tomavam a bebida em casa e 17% fora do lar. Na última pesquisa apresentada pela associação, neste ano, 99% dos entrevistados disseram beber café em casa e 46% fora de seus domicílios. “Vamos investir nesse segmento, sabendo que quem determina o movimento do mercado é o consumidor”, afirma Lima.

A decisão do Café 3 Corações se apoia em duas estratégias simples: expansão e marketing. Sua empresa não faz isso? Quer crescer mas não expande sua atuação regional? Quer vender mais mas não investe em ações de marketing? Bom, o Café 3 Corações faz e investe. Será que suas estratégias estão "erradas"?

Abs,

Jony Lan

Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Valor Econômico

Conteúdo relacionado