Pesquisa | Comportamento de compra de Novos Produtos

quarta-feira, setembro 15, 2010 Jony Lan 0 Comments

Quando você lança um novo produto, no que pensa? Nas características do produto? Quem vai comprar? Onde será vendido? Essas e outras perguntas são básicas, mas você sabe como o consumidor se comporta?

O brasileiro adora novidades. Mas só nota um novo produto quando ele está bem visível na loja. Essas e outras conclusões aparecem em estudo exclusivo sobre a relação do consumidor com os milhares de lançamentos anuais.

Pesquisa de novos produtos

Apenas nos primeiros seis meses deste ano foram lançados no Brasil 6.315 produtos, segundo levantamento da consultoria Mintel e da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Como não dá para colocar tudo nas prateleiras, ficam as perguntas: o que realmente mobiliza o consumidor a adquirir uma novidade? O que influencia a sua decisão e como ele realiza a compra? Foi para responder a essas questões que SM solicitou à consultoria ToolBoxTM – Métricas de Ponto de Venda um levantamento exclusivo sobre o comportamento dos shoppers diante dos lançamentos.

O resultado é o estudo “Razão para comprar novos produtos”, feito pela internet com 1.488 consumidores de todo o Brasil com idade entre 20 e 69 anos, pertencentes às classes A, B e C.

A boa notícia é que o brasileiro gosta de novidades. Quando apresentado a 11 categorias, a grande maioria dos respondentes afirmou ter adquirido lançamentos recentemente ou ter intenção de adquiri-los nos próximos meses. As categorias estudadas foram azeite, chocolate em barra, creme dental, gomas e confeitos, iogurte funcional, limpador, papel higiênico e salgadinhos, além de celulares, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Até papel higiênico alcançou um alto percentual de respondentes: 79,4%. Mas foram chocolate em barra, eletroeletrônicos e celulares as categorias apontadas por 90%, 89,1% e 89% dos consumidores como alvo de compras ou intenção de compras.

Isso mostra que a população está com dinheiro sobrando, pois não são produtos de primeira necessidades. Um reflexo é a curva de crescimento desses produtos nos últimos anos.

Fidelização em novos produtos
Os locais preferidos para aquisição de novos produtos, adivinhe, são os supermercados, escolhidos por 68,9% dos clientes. Para obtenção de bens duráveis, a preferência recai sobre lojas especializadas (40,4%) e sites da internet (24,7%). A pesquisa revelou também que o brasileiro não hesita em cancelar a compra de algum item só para levar a novidade (58% dos respondentes). Rafael D’Andrea, diretor da ToolBoxTM, lembra, contudo, que importantes 42% das pessoas acrescentam o novo produto, sem tirar nada da lista. “Os lançamentos podem gerar um indiscutível incremento do tíquete”, diz ele. Mas é preciso ficar atento à infidelidade do cliente. Mais da metade dos respondentes pretende adquirir novidades de outras marcas, que não a consumida habitualmente. Como não dá para expor tudo, você terá de testar cada item.

Essa pesquisa mostra claramente que o ponto de venda tem grande influência na venda dos novos produtos. É um papel que o Trade Marketing deve assumir e estar envolvido plenamente dentro das estratégias de lançamento de novos produtos. Se a sua empresa não pensa em Trade Marketing, metade dos resultados de um lançamento deixarão de ser apurados.

Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Supermercado Moderno

Conteúdo relacionado