Tendência | Marketing da Gatorade monitora redes sociais para alavancar vendas

quarta-feira, setembro 22, 2010 Jony Lan 0 Comments

Gatorade

Para reverter a queda nas vendas da bebida, em retração há três anos, a PepsiCo criou nos Estados Unidos um centro de monitoramento em redes sociais para interagir com seu público-alvo na internet. Os principais sites de relacionamento são monitorados 24 horas por dia e a esperança é descobrir oportunidades para promover o novo lançamento da marca, G-Series.

Isso parece que se tornou uma tendência, monitorar as redes sociais. A facilidade de acessar as redes e a sua "digitalização" favorecem o procedimento para que seja feito pela própria empresa. Isso é uma oportunidade para empresas que querem trabalhar com marketing digital.

Toda vez que a marca é mencionada no Twitter ou no Facebook os funcionários do Centro de Controle têm acesso e podem interferir corrigindo informações ou informando sobre pontos de venda da marca.

O monitoramento das redes sociais permitiu mudanças nas estratégias de marketing. Uma vinheta de 60 segundos dos produtos foi transformada em música para baixar depois que os internautas perguntaram várias vezes quem cantava a canção. Problemas identificados por meio da rede também influenciaram na produção, já que as reclamações de produto em falta feitas pelos consumidores permitiram direcionar os distribuidores para fazer reabastecimento.

No segundo trimestre, as vendas de Gatorade subiram 7% nos Estados Unidos. O primeiro semestre registrou aumento de 2,4%.

Mesmo que o pouco que as redes possam representar, a Gatorade demonstra que é possível fazer o básico, atender bem o cliente e usar a internet para fazer esse meio de campo. Nada mais é do que "ouvir o cliente" e mudar a estratégia em campo sem frescuras, delongas e justificativas que nada mais são do que o medo de tomar a atitude adequada. Como dizem alguns, o clientes (quase) sempre tem razão. E a sua empresa, sabe realmente ouvir os clientes?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Valor Econômico

Conteúdo relacionado