Estratégia de Marketing | Walmart é o hipermercado com melhor preço, diz Datafolha

segunda-feira, outubro 03, 2011 Jony Lan 0 Comments

Reconhecimento oficial por pesquisa, essa é a vantagem competitiva que o Walmart buscou. E a sua empresa, que vantagem competitiva ela busca?

O insituto Datafolha pesquisou 165 hipermercados, de 17 capitais brasileiras, para verificar o preço de até 300 produtos mais vendidos no varejo de autosserviço. O resultado, divulgado hoje, mostra que em 85% das lojas da Walmart analisadas, o valor da cesta saia mais barato do que na concorrência.

Os pesquisadores coletaram preços em 55 hipermercados das bandeiras Big, Hiper Bompreço e Walmart. Paralelamente, pesquisaram o valor dos mesmos produtos vendidos, em pelo menos, dois concorrentes diretos situados na mesma área de influência primária de cada loja, ou seja, distantes no máximo 10 minutos percorridos de automóvel. A definição desses concorrentes foi feita pelo próprio Datafolha, considerando características compatíveis às do Walmart e excluindo empresas que não estão entre as 20 maiores do autosserviço, segundo o ranking da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

A coleta de preço foi feita em cinco dias de uma mesma semana, com exceção de segunda-feira e domingo, considerados dias atípicos por serem datas de reposição de itens nas gôndolas. Para cada conjunto de lojas localizadas na mesma área de influência, os pesquisadores checaram preços nos mesmos dias e horários. As capitais incluídas na pesquisa foram: Aracaju, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória.

Na definição dos produtos que teriam seus preços pesquisados, o Datafolha selecionou as 100 categorias de produto líderes em vendas, em valor, em cada praça. Em cada categoria foram selecionados um número máximo de 10 e mínimo de 2 itens. Produtos de marca própria foram excluídos da análise.

Para comunicar ao público o resultado da pesquisa, a agência de publicidade África desenvolveu uma campanha cuja estrela é a atriz Marieta Severo. Serão seis filmes veiculados em TV aberta e a cabo, além de anúncios em jornais, revistas, e de materiais de merchandising para as lojas. O Walmart criou também um hot site com os detalhes da pesquisa: www.walmartmenorpreco.com.br

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: SM

Conteúdo relacionado