Pesquisa de Marketing | Pepsico estuda plano para melhorar a imagem das marcas no País

terça-feira, outubro 18, 2011 Jony Lan 0 Comments

O que fazer quando não se monitora o mercado? Pesquisa de marketing para entender o passado, o presente e minimizar os riscos do futuro. E depois? Continuar a fazer pesquisas de marketing e a monitorar o mercado. Você monitora o seu mercado? Já conversou com o seu concorrente?

Após uma série de problemas envolvendo suas marcas, como a denúncia de um rato morto numa embalagem de salgadinhos, a Pepsico decidiu agir. Já encomendou pesquisas, para averiguar a percepção do consumidor sobre os episódios e, assim, traçar um plano de ação para melhorar sua imagem. A informação é de Vladmir Maganhoto, diretor da unidade de negócios Toddynho.

De acordo com especialistas em marcas, a companhia deve evitar que os problemas, enfrentados pelas marcas Baconzitos e Toddynho, afetem outros produtos de seu portfólio. “Apesar de serem situações totalmente diferentes, casos negativos em sequência tendem a gerar uma imagem negativa para toda a companhia”, avalia Gilberto Galan, professor de comunicação corporativa da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Galan explica que a Pepsico deve entrar numa fase de “tolerância zero” aos erros de gerenciamento. Afinal, qualquer novo deslize provocará impacto em dobro na imagem da empresa. “O caso Toddynho, quando foi encontrado na fórmula um produto nocivo ao consumo, envolveu uma série de órgãos importantes que ficaram contra a companhia”, disse o professor, ao citar a intervenção do Ministério Público, do Procon e da Vigilância Sanitária.

Os problemas com a marca Toddynho se restringiram ao mercado do Rio Grande do Sul, a partir de um lote que foi fabricado na fábrica de Guarulhos (SP). Segundo levantamento da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados), as vendas do achocolatado caíram 30%, desde o início das reclamações dos consumidores.

Sobre o impacto do problema na comercialização do produto com as redes varejistas, Maurício Morgado, consultor do segmento e professor da FGV, avalia que os estabelecimentos não deixarão de colocar Toddynho em suas prateleiras. “O varejo não deve fazer retaliações, pois se trata de um produto que é líder de mercado. E a PepsiCo agiu rápido para resolver a situação”, disse.

No terceiro trimestre, a companhia, presidida por Indra Nooyi, registrou lucro global de US$ 2 bilhões, 4,1% maior em relação ao mesmo período no ano passado. As vendas saltaram 13% entre os intervalos e alcançaram US$ 17,58 bilhões.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Brasil Econômico, SM

Conteúdo relacionado