CVC lança o velho cartão presente como vale-viagem e adapta o modelo da Smart Box

quarta-feira, novembro 11, 2009 Jony Lan 0 Comments

Enquanto o sucesso da Smart Box fica em terras européias, desde a sua chegada ao Brasil o sistema de vendas de pacotes de serviços, que incluem viagens, estadias em hotéis, passeios, spas, em formatos de caixas, parece que está tendo dificuldades em decolar. Falta de estrutura, falta de adequação dos pacotes à cultura brasileira, falta de capilaridade na distribuição dos seus produtos, a Smart Box recebe uma reação que pode minar ainda mais a sua expansão no curto prazo.

Parece que a CVC gostou da ideia e resolveu adaptar o velho cartão presente com o sistema de vendas da Smart Box e criou o vale-viagem. Isso é o que eu chamo de imitação estratégica. Ou vantagem competitiva temporária. Enquanto a Smart Box não consegue emplacar o seu sistema de negócios, a CVC, potencial maior concorrente, lança um produto mais customizado aos padrões brasileiros. Se a CVC ajudou os brasileiros a viajarem, a Azul está roubando todos os clientes que viajam nas caras e péssimas rodovias brasileiras. Ou seja, o concorrente não precisa ser o seu vizinho, pode estar em outro setor similar.

Nada melhor do que testar o produto no período de mairo gasto do varejo, o Final do Ano. E claro, Presente de Casamento, Bodas, Natal, Aniversário, Dia dos Pais, das Mães, Dia das Crianças, dos Namorados. A ideia é presentear com esse "novo produto" de comercialização de pacotes de viagens.

O novo produto nome de "Vale-Viagem CVC", um produto exclusivo que chega ao mercado neste mês que antecede as compras de Natal, para trazer uma opção a mais àqueles que ficam em dúvida sobre a melhor forma de surpreender com o presente ideal.

Podendo ser adquirido em qualquer uma das lojas CVC (muito mais penetração que a Smart Box) e nos mais de 8.000 agentes de viagens credenciados em todo o Brasil, o Vale-Viagem CVC é a solução para quem pretende homenagear alguém ou mesmo para empresários que costumam oferecer viagens de incentivo a parceiros como prêmios de metas ou concursos. Nicho que a Smart Box parece que não pensou, ou ainda não criou corpo de vendas para tal.

B2B
As grandes empresas, com filiais espalhadas pelo País, por exemplo, poderão comprar o Vale-Viagem CVC e presentear seus colaboradores alocados em outros estados, já que o cartão pode ser trocado em qualquer loja CVC ou nos agentes de viagens credenciados em todo o território nacional.

Desenvolvido pela GP7 Comunicação + Inteligência de Mercado, agência de publicidade que atende a operadora de viagens, e pela Área de Planejamento e Estratégia em Vendas da CVC, o Vale-Viagem CVC é personalizado e composto por um kit que contém manual de instruções, cartão com número de série, sacola e caixa-presente e cartão temático de acordo com a data comemorativa escolhida (foto).

Para adquirir o Vale-Viagem CVC, o cliente e/ou a empresa pode comprar o valor total referente à viagem escolhida ou, se preferir, pode adquirir cotas com valores a partir de R$ 200, que podem ser complementados pelo beneficiado e/ou trocados por viagens nacionais e internacionais.

Se a viagem escolhida custar mais do que o crédito disponível no Vale-Viagem CVC, o ganhador pode pagar a diferença à vista ou em parcelas com cheques, cartões de crédito ou débito, entre outras formas de pagamento disponíveis nas lojas CVC ou nos agentes de viagens credenciados. Já se a viagem custar menos, o saldo do Vale-Viagem CVC poderá ser utilizado em uma próxima compra de pacotes da operadora.

Outro grande benefício é que Vale-Viagem CVC não tem prazo de validade, podendo o ganhador utilizar seus créditos para adquirir qualquer pacote de viagem, em qualquer época do ano, por tempo indeterminado. Além disso, o cartão pode ser recarregado por diversas vezes e o presenteado poderá consultar o saldo do cartão no site www.valeviagemcvc.com.br (detalhe, MKTmais.com testou o link e ele não funciona ainda até o fechamento dessa matéria, problema da CVC).

“O projeto abre um novo canal de comercialização de pacotes, utilizando nossa rede de distribuição por todo o País. Trata-se de um produto ainda não existente no mercado de turismo, que oferece novas oportunidades de vendas para nossos agentes de viagens e lojas CVC”, diz Valter Patriani, presidente da CVC Turismo.

“O cliente poderá comprar o Vale-Viagem em São Paulo, por exemplo, e presentear alguém que resida em Manaus, utilizando nossas filiais e representantes no Brasil. É prático e funcional, além de ser um presente original e inesquecível”, diz Patriani.

Será que a CVC vai conseguir emplacar esse Vale-Viagem? Será que conseguirá criar estratégias de ações melhores que a Smart Box? Vamos ver os próximos meses para ver se o mercado abre portas para mais um player.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com


Fonte: Portal Varejista

Conteúdo relacionado