Vai faltar TV nas lojas para o final do ano?

terça-feira, novembro 17, 2009 Jony Lan 0 Comments

assemblyNeste fim de ano, o consumidor correrá o risco de não encontrar alguns modelos de televisores de alta definição em tela plana no varejo, devido à queda na produção de componentes importados que limitam a fabricação destes produtos no País.

Isso é o que eu chamo de medo de quem planeja, e fogo na área de vendas. O supply chain diminui os números, a área de vendas força os números e o resultado é esse, falta de produto, ou possível falta de produtos. A expectativa dos lojistas é que o LCD seja um dos carros-chefes nas vendas natalinas, por causa da própria sazonalidade e por este ser o ano que antecede a Copa do Mundo, época em que as pessoas costumam renovar o principal eletrônico da sala de estar.

A iminência da falta do item deixou a Casas Bahia receosa, tanto que há duas semanas a rede não sabia se atingiria a meta de alavancar em 10% seu desempenho no período. A cadeia afirma que faltarão alguns modelos, porém, o ritmo de abastecimento pela indústria está aumentando.

O diretor de eletrônicos de consumo da Samsung, Marcio Portella Daniel, projeta crescimento de 40% na venda de TVs para este Natal em relação a 2008, mas a performance seria melhor se houvesse mais produtos. "Nossa produção mundial de painéis é dividida entre a Coréia e a China. Mesmo que isso seja readequado, os componentes chegarão só três meses depois ao Brasil", diz Daniel.

O executivo conta que uma das preocupações é com o modelo de 32 polegadas HD (alta definição) sem decodificador, que não é produzido em todas as partes do mundo. Os modelos com maior saída são os LCD em 32, 40 e 42 polegadas. Ele calcula que a partir de janeiro conseguirá atender totalmente a demanda das redes.

Redução - A rede Magazine Luiza, terceira maior varejista do setor de eletroeletrônicos atrás da Casas Bahia e Grupo Pão de Açúcar, respectivamente, confirma que o volume de vendas de TVs LCD e plasma será inferior ao registrado ano passado.

"No ticket médio teremos um bom crescimento devido à alta participação desses televisores, que têm muita importância em nosso faturamento", diz Julio Cesar Trajano Rodrigues, gerente de compras eletrônicos da companhia.

Na opinião de Rodrigues, um dos grandes sonhos de consumo do brasileiro é adquirir um televisor. Questionado sobre a quantidade de estoque desse produto para o fim do ano, o diretor afirma que a programação do Magazine Luiza está feita e há o suficiente nas lojas até mesmo para pronta entrega.

Copa do Mundo é argumento para venda
A primeira Copa do Mundo com transmissão digital no País. Este será o principal argumento para a venda de TVs com imagem de alta resolução e conversor digital embutido das fabricantes e varejistas neste fim de ano, mesmo com o aumento de até 10% no preço de alguns modelos que ocorrerá até 2010.

Como preparação para a Copa da África do Sul, no ano que vem, a Samsung, por exemplo, que afirma ser a única fabricante que distribui televisores de LED - cuja definição e contraste da imagem são superiores às das obtidas pelo modelo LCD - fará ação em diversas lojas de shoppings para comparar as TVs digitais às analógicas.

"Esses modelos vêm com decodificador digital no próprio aparelho", destaca Marcio Portella Daniel, diretor de eletrônicos de consumo da fabricante. Apesar de serem mais caros quando comparados aos modelos de plasma e LCD, os equipamentos atraem atenção dos consumidores mais afoitos por recursos tecnológicos.

De acordo com o diretor, a empresa não está conseguindo atender a demanda pelo modelo LED de 55 polegadas, que está na lista dos que poderão faltar nas prateleiras das lojas. "Ainda conseguimos calcular quanto poderemos perder por não atender a demanda das redes de varejo", destaca Daniel.

Nas grandes lojas especializadas, o preço das principais marcas de LCD pode chegar a R$ 1.600 para os televisores de 32 polegadas ou R$ 2.200 quando o tamanho em questão é o de 42 polegadas.

A respeito dos modelos mais vendidos, o executivo da Samsung aponta que o LCD é o preferido do público brasileiro. "Este produto já está maduro em volume de vendas, além de oferecer diversos recursos", afirma.

A demanda para a linha de plasma está estável, com crescimento menor, enquanto o modelo de LED é a novidade mais recente nesse mercado.

Potencial - O Carrefour é outra rede animada com a oportunidade de venda para LCD e plasma. "Com a retomada do abastecimento na categoria, as vendas deverão ser 15% maiores neste Natal. A proximidade com a Copa do Mundo reforça a expectativa". A rede garante que programou aumento de estoque para atender a demanda do consumidor.

Uma reflexão para o leitor. O preço da TV de LCD de 42'' em dezembro de 2008 está longe do preço atual, por que será?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com


Fonte: Diário do Grande ABC

Conteúdo relacionado