Comércio Eletrônico movimentou R$ 1,6 bilhão somente com as vendas de Natal em 2009

sexta-feira, janeiro 15, 2010 Jony Lan 0 Comments

Crescimento de 28% foi o alcançado pelo e-commerce em 2009, em comparação com o ano de 2008, somente no período relativo às festas de Natal. De acordo com dados divulgados pela consultoria e-bit, o e-commerce movimentou nesse período 1,6 bilhão de reais com as vendas natalinas.

O período que vai de 15 de novembro a 24 de dezembro, representa para o comércio, o período de maior lucratividade devido às comemorações de Natal. O ano de 2009 representou para o e-commerce um novo recorde em crescimento de vendas principalmente pelo crescimento obtido com as vendas de final de ano.

Para Jony Lan, eu quem vos escrevo, especialista em marketing, alguns fatores ajudam esses números:

1 - A cada ano, mais e mais brasileiros possuem acesso à internet em casa, micros e notebooks e até celulares com acesso à internet. Isso retira o "medo" da tecnologia no comportamento de compra.
2 - O dinheiro de plástico, os famosos cartões de crédito, já são populares, dão milhas como prêmios e estimulam os gastos das pessoas do que somente pagamentos em dinheiro.
3 - Os maiores varejistas finalmente estão todos na internet e a principal, Casas Bahia, faz propaganda massiva na televisão sobre sua loja na internet, entre outras. O que torna mais confiável, para o consumidor de classe C e D, a compra pela internet.
4 - O resto: comodidade, facilidade, rapidez, fácil navegação (alguns ainda péssimos), sem a necessidade de se deslocar e pagar estacionamento, além do funcionamento 24 horas, 7 dias da semana, sempre atrai os consumidores.

Dentre os artigos que se destacaram na preferência dos consumidores para compra estão os livros, em primeiro lugar como os mais procurados, seguidos por eletrodomésticos, saúde, beleza e medicamentos. Informática e eletrônicos ficaram, respectivamente, na quarta e quinta posições.

Quem sabe um dia teremos a integração multiplataforma de canais nas vendas pela internet. Não sabe o que é a integração de canais em vendas multiplataformas? Pergunte-me como.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Fator

Conteúdo relacionado