A CIA descreve o mundo de 2020

quinta-feira, janeiro 14, 2010 Jony Lan 0 Comments

A Agência Central de Inteligência, com base em nos E.U.A., revelou uma série de perspectivas sobre o futuro económico e social do mundo. Já que estamos no começo do ano, nada melhor do que algumas previsões para 2020.

Fundada em 1947, a Central Intelligence Agency (CIA em inglês) foi dedicada à pesquisa e coleta de informações que ajudam a evitar qualquer tipo de ataque que ponha em risco a segurança dos Estados Unidos.

A agência tem vários departamentos especializados em diferentes ramos. Um dos mais importantes é o National Intelligence Council (NIC), uma instituição encarregada de realizar relatórios da perspectiva social, política, econômica, entre outros.

O NIC lançado recentemente chamado Mapping the Global Future 2020, que mostra alguns momentos futuros de como a sociedade pode se comportar na próxima década. Para realizar este estudo teve a participação de estudiosos e especialistas de outros países, incluindo Grã-Bretanha, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Cingapura, Chile e Hungria.

As perspectivas apresentadas são divididas em quatro etapas e, em seguida mostram como pode ser o futuro. Estes foram publicados pelo site Mundo Mundo.

1. Cycle of Fear: Neste cenário, a preocupação com o terrorismo internacional e os conflitos internos tomam medidas extremas de segurança para impedir ataques mortais e encontrar novos centros de poder mundial.

2. Um novo Califado: Dominará um movimento global alimentado pela política de identidade de radicalismo religioso. Ela se tornará uma ameaça aos valores ocidentais e as normas que estão na base do sistema global.

3. O mundo pós-Davos: Constituirá em um forte crescimento econômico liderado pela China e Índia. Acredita-se que possa reformular o processo de globalização, dando uma cara menos ocidental, transformando o campo de jogo político, mantendo as desigualdades sociais.

4. Pax Americana. Neste cenário, os Estados Unidos sobrevivem às mudanças radicais no atual cenário político mundial e permite a passagem de uma nova ordem mundial, que aborda as demandas de energia e exaustão da unipolaridade americana.

E o Brasil? Como será em 2020?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: De10.com.mx

Conteúdo relacionado