Renovação? Produtos da linha branca tem IPI reduzido até 31/01/10

sábado, janeiro 30, 2010 Jony Lan 0 Comments

Acabou? Segundo a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, se comprometeu a dar a resposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a renovação do benefício tributário antes do dia 31, quando acaba o incentivo que vigora desde abril de 2009.

Mesmo com a indefinição do cenário, consumidores terão tempo extra para comprar eletrodomésticos com os preços atuais. Grandes redes da região comprometeram-se a segurar os valores até o fim dos estoques. "Todos os produtos que recebemos dos fornecedores neste mês serão vendidos pelo preço atual", garante Edson Rodrigues, gerente de vendas da Coop.

Além da rede, Ponto Frio, Extra e Extra Eletro, redes do Grupo Pão de Açúcar, e Walmart também devem manter os preços reduzidos por mais tempo. Embora o varejo não tenha feito grande estoque preventivo - como ocorreu no fim de outubro quando o IPI foi renovado pela primeira vez -, indústrias calculam que os preços devem continuar por um período de 30 a 45 dias.

PRORROGAÇÃO - O IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo) e a Eletros negociam a prorrogação com o governo. Entre os motivos apontados pelas instituições para a manutenção das alíquotas do IPI, está o de que a redução do imposto ocasionou crescimento do mercado, mesmo em ano de crise.

As quantidades vendidas de fogões, geladeiras e máquinas de lavar aumentaram 24% em 2009 na comparação com o ano anterior.

Luiza Helena Trajano, presidente do IDV, afirma que as grandes redes devem continuar lutando pela manutenção dos preços para manter o mercado aquecido. "Nossa expectativa é que a desoneração permaneça, contribuindo para o fortalecimento do cenário econômico atual e favorecendo a retomada de crescimento pós-crise", declara.

Apesar das expectativas, a equipe econômica resiste à renovação por mais tempo. Seria a terceira prorrogação de prazo de alíquotas mais baixas de IPI desde o início da crise financeira.

Questionado ontem sobre qual setor poderia ser beneficiado com a prorrogação, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. afirmou que dependeria do setor. "Não vou fazer análise específica, senão estaria adiantando posicionamento sobre matéria que está em avaliação." Ele confirmou, no entanto, que "a linha branca está em análise."

Com a cobrança do setor, Lula deve anunciar a decisão ainda em Davos (Suíça) onde participa do Fórum Econômico Mundial.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Diário do Grande ABC

Conteúdo relacionado