Pergunta: Qual a melhor época para colocar em promoção?

quinta-feira, janeiro 21, 2010 Jony Lan 0 Comments

Mais uma pergunta das leitoras de MKTmais.com:

----------
Jony boa tarde!

Sou uma leitora de sua pagina na internet, que por sinal é muito interessante e esclarecedora.

Tenho uma loja varejista no ramo de acessorios femininos no interior de minas, abri faz apenas 3 meses.

Vendi bem no natal, mas mesmo assim ainda ficou algumas coisas em estoque e gostaria de saber a melhor epoca para colocar em promoção.
Estou pensando em fazer uma promocao dias 08 e 09 de janeiro, além de ser um mes de janeiro. è a semana q as pessoas estou recebendo o salario, além deu fazer girar a mercadoria que ficou e levantar mais dinheiro para comprar coisas novas e manter-me nesse mes de vendas baixas.
Estou pensando tambem em fazer essa promocao e logo em seguida, na semana seguinte viajar para comprar mais coisas.
Gostaria de uma orientação, se é uma fase boa, se espero para fazer mais para frente...
Enfim gostaria de uma luz!!

OBRIGADA!

Tássia
----------

Olá Tássia,

Obrigado pela visita e pela pergunta que é uma dúvida para muitos varejistas.

Aparentamente, as promoções são sempre bem vindas. No mundo da moda é algo como 4 estações. Passou uma estação, vem logo uma promoção. Claro que soma-se à isso as datas comerciais, como o Natal, ponto alto do ano no mundo das vendas. E sempre que possível, as famosas liquidações intermediarias às datas comerciais. Essa é uma visão simplista e bem rápida no mundo do varejo. E é exatamente essas liquidações na qual você provavelmente está perseguindo.

O seu senso de empreendedora também está muito bom, fazer promoções do que sobra para fazer caixa e comprar novidades é uma boa tática para girar o seu negócio.

Ao escolher fazer promoções em um mês, sempre escolha a primeira semana do mês, mas lembre-se, dois dias podem ser poucos. Isso porque as suas clientes terão que ver que está em promoção, namorar a vitrine, "revirar" e experimentar as suas roupas e aí sim, decidir se vão ou não comprar. Quando a promoção é boa, a loja vira um local cheio de gente e ao final do dia, fica de pernas para o ar. Mas também, mais do que 1 mês de liquidação é um exagero. Deixe no mínimo 1 semana em promoção. E claro, comunique suas clientes. E-mail, faixas, cartazes, arrumação na vitrine. Tudo depende do seu público alvo, sua localização, a imagem que a sua loja quer passar e por aí vai.

Continue utilizando o seu bom senso de empreendedora misturado à de consumidora para não exagerar nas doses de promoções. Se você disser que está liquidando tudo à 70% de desconto, seus clientes poderão achar que você está cobrando 70% mais delas em dias que não há promoções.

Na dúvida, entre nas grandes lojas de varejo, essas grandes mesmo, nas quais você gasta aí uns 2 a 3 minutos para ir até o fundo e voltar. Veja como são organizados os produtos, onde estão as "promoções" e as novas coleções, inclusive "conte", quantas prateleiras ou araras de promoções existem quando a loja está em liquidação e quando não está. Isso será uma boa lição de casa para você.

E uma detalhe, nessa época do ano é a época sazonal que os consumidores estão de férias, quem mora no interior ou em capitais sem praia, sente as cidades um pouco vazias. O consumo em geral se desloca para o litoral. É uma época que todo mundo liquida mesmo, e fazem liquidações de janeiro à fevereiro, como sempre, esperando que os negócios voltem mesmo só em março. Mas como disse, quando o "depende" aparecer, lembre-se, o calendário é o seu aliado, faça um cronograma e assim você se planejará melhor para quando a segunda data mais comercial do ano vier, o Dia das Mães.

Sucesso e boas vendas. Espero tê-la ajudado nas perguntas. Tem mais alguma pergunta? Pergunte-me como!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado