Estratégia: Pão de Açúcar investirá em 300 novas lojas com R$ 5 bilhões até 2012

sexta-feira, janeiro 22, 2010 Jony Lan 0 Comments

O maior verejista do Brasil começa a fazer investimento de gente grande. O Pão de Açúcar investirá 5 bilhões de reais de 2010 a 2012, valor 70% maior que no triênio anterior, para abrir cerca de 300 lojas. Nesse intervalo, o maior varejista do país estima dobrar a fatia do "atacarejo" em suas vendas totais, para cerca de 20%.

Bom para os clientes que iráo aprender a voltar a fazer compras grandes e de estocagem de itens baratos e que continuarão a comprar picado ao longo da semana itens mais frescos.

O investimento refere-se apenas à expansão orgânica do Pão de Açúcar e não inclui eventuais aquisições. Também não fazem parte do plano aportes no Ponto Frio e nas Casas Bahia.

De acordo com o vice-presidente operacional do Pão de Açúcar, Enéas Pestana, o grupo terá um plano de investimentos dedicado exclusivamente à Globex - holding do Ponto Frio e que abrigará também as Casas Bahia. O controle de ambas foi comprado no ano passado.

O executivo disse que o Pão de Açúcar aguardará o posicionamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a associação com as Casas Bahia, anunciada no início de dezembro de 2009, para definir os investimentos no negócio.

"A associação com Casas Bahia pode mudar o jogo. Depois do Cade, podemos decidir pela conversão de lojas Ponto Frio em Casas Bahia e vice-versa, ainda precisamos definir qual vai ser o posicionamento estratégico de cada uma", afirmou Pestana a jornalistas nesta quarta-feira.

No caso do Pão de Açúcar, os investimentos de 5 bilhões de reais representam um expressivo aumento sobre os 2,9 bilhões de reais aplicados no triênio 2007/2009, computando também as aquisições.

O Pão de Açúcar encerrou dezembro com cerca de 850 supermercados, hipermercados, postos de combustíveis e drogarias. Em unidades, as 300 novas lojas para o período de três anos, com 100 delas previstas para 2010, representam uma expansão de 35%. Em área total de vendas, será uma adição média de 8% a 9% ao ano até 2012.

Estratégia de diversificação de canais
Atenção especial será dada à região Nordeste - atualmente, a maior parte das lojas do grupo está nos eEstados de São Paulo e Rio de Janeiro -, com prioridade para as bandeiras Extra Fácil, Extra Supermercados e Assaí, está última no atacarejo.

"O atacarejo hoje representa um pouco acima de 10% nas vendas do grupo. Isso deve dobrar em três anos", afirmou Pestana.

Outra aposta será em postos de combustíveis e drogarias. O Pão de Açúcar terminou o ano com 78 postos e 147 farmácias. "Vamos continuar investindo intensamente nesses negócios, não só dentro das lojas mas também fora delas", disse.

De maneira geral, conforme o executivo, o Pão de Açúcar entregará "crescimento nas mesmas lojas acima da inflação" anualmente até 2012.

Aquisição - Em junho de 2009, o Pão de Açúcar comprou a Globex, controladora do Ponto Frio, por cerca de 1,2 bilhão de reais em dinheiro e ações. Em dezembro, assumiu o controle das Casas Bahia por meio da Globex, em uma transação sem desembolso de dinheiro.

A compra das Casas Bahia consolidou a liderança do Grupo Pão de Açúcar no varejo brasileiro, com vendas superiores às dos rivais mais próximos Carrefour e Walmart juntos.

Em outra frente, o Pão de Açúcar está trabalhando na unificação de seus negócios ponto.com de eletroeletrônicos e pretende levar essa unidade à Bovespa, com uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). "Sendo otimista, o IPO poderia ocorrer no primeiro semestre de 2011", disse Pestana.

Será qua a empresa que você trabalha tem "medo" de soltar informações estratégicas com o Grupo Pão de Açúcar? Como reagirão os concorrentes?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Reuters

Conteúdo relacionado