Polêmica | comercial da Vivo de Eduardo e Mônica tem a mesma trilha e mote feita pela ATL há 9 anos atrás

sexta-feira, junho 10, 2011 Jony Lan 1 Comments

A polêmica só trás bons resultados, de mídia espontânea, claro.



Em 24 horas, o vídeo publicitário da operadora Vivo produzido exclusivamente para a Internet foi visualizado mais de 1,4 milhão de vezes. A peça, criada por conta do Dia dos Namorados – que será comemorado no próximo domingo (12/06) – espalhou-se rapidamente pelas redes sociais e nem precisou ser divulgado pelas mídias convencionais.

Porém, um dia depois de sua veiculação, um vídeo muito parecido, concebido há nove anos pela Agência Salles D'Arcy - atual Publicis – foi descoberto. As semelhanças são inquestionáveis: a mesma trilha (Eduardo e Mônica, do Legião Urbana), cenas análogas, temática similar, e, para completar, foram criados para operadoras de telefonia celular – a de 2002 foi feita para a ATL, empresa adquirida pela Claro dois anos depois.



As propostas são diferentes, diga-se. O clipe da Vivo tem mais de quatro minutos e dificilmente aparecerá na TV – a não ser que tenha sua extensão reduzida. O da ATL, embora longo para os padrões televisivos, passou em canais abertos e só agora surgiu no YouTube – foi adicionado nesta quinta-feira (9/06) mesmo.

O diretor de criação da Agência África, responsável pela peça da Vivo, fala em “pura coincidência”. Em entrevista ao site Propmark, disse que “há mais de 90 versões de Eduardo e Mônica na internet”, e que o grande mérito de sua empresa foi ter produzido um comercial de “altíssimo nível, com a música integral e com total aprovação da família do Renato Russo”.

“Nós desconhecíamos esse comercial da ATL, que foi produzido em outra época da publicidade, quando não havia nem YouTube e nem a Africa. Subiram esse comercial hoje na internet para tentar melar o nosso sucesso com a Vivo”, acusou o executivo.

A companhia, ciente da polêmica, e acusada de plágio em seu próprio canal no Facebook, resolveu se posicionar. Em nota ao IDG Now!, afirmou que “a criação do filme Eduardo e Mônica seguiu o mais puro princípio de boa fé de criação que sempre pautou a agência e seus profissionais”. Segundo a agência, “o filme em questão não é uma peça promocional de venda varejo e, sim, um institucional. A Vivo informa que detém todos os direitos autorais e fonográficos da música”.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: IDG Now!

Conteúdo relacionado