Radar #MKTmais | os comerciais da Pepsi no mundo em junho de 2011

segunda-feira, junho 13, 2011 Jony Lan 0 Comments

Caros e caras leitoras, resolvi dar uma navegada pela net e trouxe para vocês um apanhado de comerciais da Pepsi no mundo inteiro. O interessante é podermos ver em que ponto encontra-se a marca da Pepsi no Mundo. Quem estuda um pouco de Marketing já deve ter ouvido falar em "pensar globalmente e agir localmente", pois bem. É com esse conceito e com a mente aberta que vocês devem observar os comerciais da Pepsi.

Vamos começar pela Argentina.
Esse vídeo foi feito pela BBDO que tem a conta da Pepsi na Argentina e resolveu explorar a forma como os argentinos pronunciam Pepsi. Fizeram uma campanha para promover a "Pecsi", que é a maneira que eles pronunciam Pepsi por lá. E o melhor do case, conseguiram trocar as embalagens de Pepsi para Pecsi. Bom o vídeo é do mês passado, mas serve como análise para vermos que lá, a meta foi aumentar a identificação da marca com a população Argentina. E parece que os resultados foram bons!

Nos EUA
Claro que não poderíamos deixar de visitar o país de origem da Pepsi e por lá o que bombou mês passado foi esse comercial em que a Sofia Vergara manda um Twitte na praia dizendo que o David Beckham estava por lá. O interessante desse comercial é mostrar justamente a febre do Twitter, como as pessoas estão interligadas e o melhor, como podem "mover pessoas". A ideia foi bem simples, mas os elementos e o contexto foi muito bem executado. Não é á toa que o vídeo na net já ultrapassou mais de 1 milhão de visualizações, fora o comercial na TV. Sucesso. Lá a marca transparece que as pessoas fazem muita coisa por uma Pepsi.


No Brasil
No Brasil o que está dando bons resultados foi aproveitarem o slogan clássico em restaurantes e bares feito pelos garçons: "Pode Ser?" para dizer que só tem Pepsi, ou que não tem a Coca-Cola. Essa identificação vai na linha da Argentina, lá foi a pronúncia, aqui a pergunta básica na rotina de quem pede bebidas. E parece que a meta é transformar a pergunta num sinônimo para lembrarem de Pepsi. O último comercial da Pepsi do "Pode Ser" está com as gêmeas olímpicas em situações que todos "adorariam" estar. Ou seja, "poder ser" + 2 mulheres "idênticas" juntas e bonitas + situações que o homem adoraria ter = último comercial da Pepsi. Muto bom.

E na Guatemala 
É, a Guatemala também está dentro do mercado da Pepsi. E por lá o "quente" está sendo a promoção do "Pepsi Music Chalenge TV", onde os participantes irão responder perguntas do mundo da música e da TV para concorrer a um prêmio de 100 mil. Resumindo, estão usando a popularidade dos programas de TV para atrair e conquistar espaço da marca na mídia dos consumidores. É interessante, pois é uma forma de promover a marca em um evento que pode ser feito de forma continuada e promover o "murmurinho" que as pessoas fazem após o programa. Sucesso garantido.


Subindo mais um pouco chegamos ao México.
Por lá o último vídeo é para promover um novo sabor da Pepsi, o Pepsi Kick, com Cafeína e Ginseng. E para gerar mais interatividade nesse novo sabor, lançaram um concurso de vídeos. Típica estratégia de lançamento de novos produtos, no caso, novos sabores. Lá, essa é a estratégia de marketing da Pepsi. E o jargão é "Despierta" ou seja, Acorda!!!!! Com cafeína e Ginseng. A idéia do comercial também foi para mostrar que dá para qualquer um fazer um vídeo "caseiro" com uma boa idéia e colocar on-line.

Veja o que fazem nas Philipinas.
Não, depois de ver o comercial de Junho feito para as Philipinas dá para perceber claramente o que é pensar e agir localmente. Seguindo a mesma estratégia do México, lançar novos sabores, só que como uma edição limitada. A Pepsi sabor Pinas, que na verdade é como chamam Philipinas, é AZUL. E o comercial é um claro bonachão de comédia do tipo B, com um cenário típico de um porto nas Philipinas. Novamente, mais uma forma de  "colar" a marca com algo local, para que se indetifique com os consumidores, nada como "Pepsi Pinas" ou Pepsi philiPINAS. Pegou? É isso aí, seja onde estiver, os conceitos centrais das estratégias continuam parecidos.

Agora vamos para Portugal.
Lá na terra dos nossos patrícios, a Pepsi está na onda do "Refresh Project", um projeto mundial de campanha de marketing para interagir com os consumidores. Olha, eu já vi vários comerciais, mas comercial como esse eu nunca tinha visto. Acredito que a Pepsi está fazendo comerciais mais com a cara de gente que consegue fazer vídeos caseiros. Claro que isso é a minha interpretação, mas a idéia em Portugal é como se fosse um concurso cultural aqui no Brasil, você dá uma idéia para mudar o seu bairro e concorre à 10 mil euros para executar o seu projeto e fazer um "refresh". O vídeo tem tudo, tem português, portuguesas e até uma loira! A música também é bacana, mas sabe quando você vê e diz, faltou algo. Ou será que estamos comparando com as "loiras" do Brasil? Bom, com certeza ficou na linguagem local. Melhor assim.

Romênia
Agora sim, esse comercial da Romênia é um clássico. O famoso: provocar desejos! Dia quente, todo mundo conversando, ninguém prestando atenção, estádio lotado de gente quebrado pelo som da abertura da latinha com o gás saindo, do gelo caindo dentro de um copo e o refrigerante borbulhando em contato com o gelo no copo. Todo mundo correndo indo em direção à um quiosque da Pepsi. Isso sim é educar os potenciais consumidores a desejarem uma Pepsi. Enquanto esse tipo de propaganda foi proibida no Brasil, pelo visto lá, essa fórmula antiga vai rolar por muito tempo. Sucesso garantido.

Japão
Já que estamos do outro lado do mundo, nada como visitar o Japão. Aqui o conceito da Pepsi ´Zero foi usar a imagem de jovens celebridades japonesas fazendo o básico, bebendo uma Pepsi Zero bem gelada na frente da câmera, barulhinho bebendo o refri, com barulhinho do gelo no copo de vidro, detalhe, em nenhum momento há copo sendo utilizado para beber a Pepsi. Elemento subliminar para educar a mente do espectador. É o famoso "assinar em baixo". Alguém famoso toma a Pepsi, dá a sua opinião calculada, nem mais, nem menos e voalá, barulhinho de gás, de gole gelado e um Ah!!!! de refrescante e não de pasta de dente.

Na Thailândia
Para fechar essa nossa rodada do Radar do MKTmais.com, visitei a Pepsi da Thailândia. Sim, lá onde foi rodado o "Se beber não case 2". O comercial do mês lá foi usar a criatividade para fazer um combate entre duas bandas de músicas ao melhor estilo paintball. As "balas" eram as notas musicais que eram lançadas na medida que cada membro de grupos diferentes se duelavam. Ao estilo música de rock, game, competição e diversão. Lá o conceito foi explorar a diversão, isso mostra uma marca muito mais madura. Mas não deixou de usar duas referências de bandas locais para que elas emprestassem sua reputação e juventude para a marca da Pepsi, que sempre quer se identificar com os jovens.

Pois então meus caros, espero que tenham gostado dos comentários e desse radar! Comente também, aqui você é livre para pensar e pescar as idéias por trás de cada palavra digitada. Precisando de ajuda? Let`s talk!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado