Comportamento | Brasileiros estão menos preocupados com consumo consciente

quarta-feira, junho 15, 2011 Jony Lan 0 Comments

O número de consumidores que mantém hábitos conscientes de compras é cada vez menor, de acordo com pesquisa feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ) e divulgada na segunda-feira, 13/06.

Dos mil entrevistados, 57% mantêm hábitos que levam em consideração a preservação do meio ambiente. Em 2007, quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez, esse percentual era de 65%. A queda desse grupo refletiu desde a escolha de produtos ecologicamente corretos nas gôndolas dos supermercados, a preocupação em verificar se os produtos adquiridos eram geneticamente modificados ou transgênicos, até a reciclagem do lixo e a preocupação em fechar a torneira ao escovar os dentes.

O estudo também mostrou queda no número de brasileiros preocupados com o desperdício. De acordo com o levantamento, enquanto em 2007, 76% dos entrevistados verificavam os armários e a geladeira antes de fazer compras, este ano 72% disseram manter essa prática. Para o economista Christian Travassos, da Fecomércio-RJ, em alguns casos, o preço mais alto de produtos ecologicamente corretos inibe a adesão de parte dos consumidores ao grupo do consumo consciente.

"Os alimentos orgânicos, por exemplo, são legais e éticos, mas as pessoas acreditam não ter condições de comprá-los", avalia. Essa não é uma questão estática porque o governo tem condições de incentivar o ‘mais verde' e ‘ecologicamente correto' via dedução de impostos e deduções fiscais”, afirma Travassos, lembrando que, “muitos hábitos não envolvem custos”, mas a boa vontade do consumidor, como a seleção de lixo dentro de casa e o reaproveitamento do óleo de cozinha.

Hábitos saudáveis
Os consumidores também estão menos preocupados com a saúde, mostra a pesquisa da Fecomércio-RJ. De acordo com o levantamento, 25% dos entrevistados deste ano afirmaram que não verificam a data de validade do produto comprado (em 2007, eram 22%) e 72% disseram que checam se a embalagem do produto está danificada. A preocupação com a embalagem foi revelada por 78% dos entrevistados há quatro anos.

A pesquisa foi feita em parceria com a Ipsos e ouviu mil consumidores de 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas. Entre elas, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Salvador.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Dia (RJ), SM, Agência Brasil

Conteúdo relacionado