Tendência | Baixa renda aumenta uso de cartões para pagamento

quarta-feira, junho 29, 2011 Jony Lan 0 Comments

A pesquisa realizada pela Visa aponta um aumento da penetração de cartões nas classes mais baixas, como consequência do aumento do consumo, estimulado pela economia brasileira. De acordo com o estudo, 80% das pessoas da Classe C que foram entrevistadas contam com algum serviço bancário e a penetração do cartão de crédito chegou a 51%.

“Os meios eletrônicos de pagamento estão se convertendo nos preferidos dos brasileiros, devido aos benefícios de segurança, controle e conveniência que oferecem,” afirma Luis Cássio de Oliveira, diretor executivo de Marketing da Visa do Brasil.

No último ano, a utilização de cartões de crédito como forma de pagamento em alguns setores da economia foi alto neste segmento da população. O levantamento aponta que, em 2010, 71% dos pagamentos feitos nas compras pela Internet, 54% dos pagamentos de passagens aéreas e 40% dos pagamentos de móveis foram feitos pela Classe C com cartões de crédito.

De acordo com a pesquisa, alguns hábitos de utilização dos cartões de crédito pelas classes mais baixas, foram bastante similares aos das classes mais altas. Nos supermercados, 28% dos pagamentos realizados foram feitos com esse método de pagamento pela Classe C, contra 30% dos pagamentos feitos pela Classe A, já nas farmácias, o índice foi de 20% dos pagamentos da Classe C e 22% da Classe A.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: SM

Conteúdo relacionado