Estratégia | Schincariol agora se chama Brasil Kirin

terça-feira, novembro 13, 2012 Jony Lan 0 Comments

Com as cores da bandeira brasileira e do japão ao melhor estilo de "pingos" da escrita artística oriental, nasce a logo da Kirin no Brasil. A japonesa Kirin, dona da fabricante de bebidas brasileira Schincariol, anunciou nesta segunda-feira (12/11) a mudança de nome de sua operação no país para Brasil Kirin.

O movimento ocorre um ano depois de o negócio entre a japonesa e a brasileira ter sido concretizado.

"Como subsidiária brasileira, o país vem em primeiro lugar, o que mostra o respeito pelo trabalho que a Schincariol tinha feito até a aquisição pela Kirin", declarou o executivo nesta segunda-feira em entrevista à imprensa. "Hoje é um Feliz Ano Novo", completou.

Produtos — Além dos produtos com a bandeira Schin, a empresa também é responsável por marcas como Devassa, Baden Baden e Fruthos.

Segundo Di Domenico, as marcas continuam com os mesmos títulos, o novo nome é institucional e será inserido nas embalagens. Ele comentou ainda que há estudos para a Brasil Kirin vender os produtos da empresa japonesa no país, a partir de 2013, com foco em bebidas alcoólicas e não alcoólicas, inclusive em categorias que a antiga Schincariol não atuava. Em alguns países, a japonesa vende vinhos, bebidas funcionais e até alimentos.

A Brasil Kirin possui 10 mil funcionários no país e tem 16,6% em participação do mercado nacional de cervejas e 6,83% em refrigerantes, conforme dados do Instituto de Pesquisas Nielsen. Até o mês passado, as vendas em volume de cerveja cresceram 9,9%, ante 3,64% do mercado, na comparação com o mesmo período do ano passado. Já o Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal, tem outros dados para participação de mercado da companhia: 14,4% em cerveja e 5,4% em refrigerantes.

"Vamos passar de um Ebitda de 300 milhões de reais em 2011 para 550 milhões de reais em 2012, aumento de 83,3%. O montante do ano passado já foi atingido em agosto", informou o executivo. "Em faturamento, cresceremos 12% na mesma base de comparação. Já somos 5% do faturamento total da Kirin, estamos entre os cinco principais mercados da companhia fora do Japão, que corresponde à metade do faturamento global", ressaltou.

As primeiras novidades já devem começar a aparecer ao longo de 2013.

Para comunicar a nova identidade aos consumidores, a Kirin Brasil deve iniciar uma série inserções comerciais na televisão e nos meios impressos a partir de 25 de novembro.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Brasileconômico, Veja, Estadão

Conteúdo relacionado