Pesquisa | mais de '99% dos consumidores' são analfabetos financeiros?

terça-feira, novembro 27, 2012 Jony Lan 0 Comments


Calma, não vamos exagerar, toda pesquisa tem o seu viés e não é para assumir que você não sabe calcular juros, por exemplo. Mas na pesquisa, a maioria das pessoas não sabe calcular os juros; apenas 4% disseram analisar o real custo financeiro dos financiamentos.


Uma pesquisa com internautas revelou que 99,2% dos consumidores não sabem fazer cálculos de juros nas compras a prazo. Os dados, levantados pelo portal Vida Econômica, foram coordenados pelo economista Miguel de Oliveira e realizado com 658 frequentadores do site, revelando assim, ser alto o percentual de pessoas que não sabe comparar as melhores condições de pagamentos, sofrendo “consequências nefastas do analfabetismo financeiro”, conforme relatou o site.

A pesquisa também diz que os consumidores observam o valor da prestação que cabe no bolso, sem a informação clara e precisa dos anúncios sobre a diferença entre a aquisição à vista e a prazo, de acordo com as orientações determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor. Apenas 4% relataram observar o custo financeiro da compra, ou seja, o valor das taxas de juros cobradas.

Apenas 20% dos entrevistados que realizaram teste souberam calcular corretamente os juros de financiamentos

O estudo ainda conta que a utilização do crédito de forma inadequada gera um cenário com muitas distorções nas relações de consumo, que "prejudicam o desenvolvimento e o crescimento econômico", avalia .

Vontade de aprender Dos 658 participantes das enquetes, 88% (579) reconheceram que precisam aprender a calcular os juros e que desejam portanto, adquirir tal conhecimento. Parte dos internautas também participou de um pequeno teste avaliando seus conhecimentos sobre juros, no qual havia duas proposições, sobre os seguintes financiamentos: uma TV em 12 parcelas e um veículo parcelado em 72 vezes. Das 25 pessoas que aceitaram o desafio, apenas 5, ou seja, 20%, acertaram o valor correto dos juros embutidos.

Ou seja, as empresas podem continuar a aplicar a política comercial e a utilizar as ferramentas de marketing para estimular as compras por preços, pois os clientes continuarão sem saber como calcular juros de forma adequada. 

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Infomoney

Conteúdo relacionado