Flagship Store | Samsonite traz modelo inédito de loja ao país

quarta-feira, novembro 28, 2012 Jony Lan 0 Comments

'Flagship store' ou 'Concept store' nada mais é do que 'Loja Conceito'. Ocorre quando grandes marcas desenvolvem o conceito de espaços comerciais temáticos ao invés de apenas focar na experiência de venda segmentada. É a união de conceito da marca com a experiência de compra.

O Shopping JK Iguatemi vai receber em dezembro a primeira loja com o novo conceito no Brasil.

Assim como na China, marca quer presença abrangente, com valores mais democráticos.

Conhecida por seu pioneirismo em soluções para viagem, a Samsonite deve mais que dobrar o seu número de pontos de venda no Brasil até o final de 2013. A empresa, que hoje tem sete unidades, deve terminar 2013 com o saldo de 19 franquias.

Para atingir o objetivo, a companhia que atua no país há mais de 20 anos, modificou o modelo de negócio em 2009, se diferenciando das demais lojas espalhadas pelo mundo.

Guillermo Benzaquin, diretor da Samsonite na Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil, avalia que a mudança de estratégia na região foi determinante para que o volume de vendas aumentasse em 84% neste ano apenas em território nacional. Na comparação com o ano passado, as lojas brasileiras venderam 49% a mais.

"Decidimos estabelecer uma nova estratégia para a atuação no país, porque os resultados financeiros não eram satisfatórios. Tínhamos um público muito limitado em função dos produtos serem caros demais para o mercado nacional", aponta Benzaquin.

Entre as mudanças, o executivo destaca a forma de atendimento personalizada e novos modelos de malas condizentes com o gosto do brasileiro. Essas mudanças, que atribuíram à marca a mesma popularidade vista em outros países, poderá ser apreciada em dezembro no Shopping JK Iguatemi, onde o grupo lançará a sua primeira flagship no Brasil.

O design do projeto foi baseado em uma recém-inaugurada flagship da marca em Hong Kong. A proximidade com o mercado asiático não se limita ao modelo do novo empreendimento.

Benzaquin explica que o modelo de estratégia adotado no Brasil tem se espelhado nas lojas da Ásia, já que a Samsonite espera ocupar o mesmo segmento tanto no continente asiático quanto na América Latina.

Além da inauguração na capital paulista, a marca pretende abrir ainda este ano uma franquia nos mesmos moldes no Rio de Janeiro, no Shopping Village Mall. Com mais de cem anos no mercado global, os executivos da Samsonite parecem obstinados a consagrá-la no país tanto entre os consumidores de luxo, quanto os de loja de departamento.

Para despontar no mercado brasileiro de vez, a marca trouxe ao Brasil um conceito inédito de vendas, o "store in store", que é um espaço da Samsonite dentro de uma loja do segmento.

Além disso, as perspectivas para 2013 é que o crescimento ultrapasse os 30%, com o suporte dos novos pontos de venda e do lançamento de seu e-commerce para o país.

"Estamos nos posicionando no mercado doméstico e realizando os ajustes necessários", conclui Benzaquin.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Brasileconomico

Conteúdo relacionado