Marketing na Copa do Mundo | ações de marketing fora das regras da Fifa pode dar cadeia

quarta-feira, maio 15, 2013 Jony Lan 0 Comments

Donos de bares e lojas devem ficar atentos à exclusividade dos patrocinadores da Copa. Já começa com a Copa das Confederações.

Donos de bares, lojistas e até mesmo empresas maiores devem ficar atentos às ações publicitárias durante a Copa das Confederações, que acontece em junho, e o Mundial de 2014. Ontem, em evento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), a Fifa esclareceu questões acerca das ações de marketing permitidas pela federação durante o período dos jogos. Crimes contra o regulamento podem ser punidos com três meses a um ano de prisão.

Consultor de proteção às marcas da Fifa, Vicente Rosenfeld explica que a Copa do Mundo é um evento privado, apesar de contar com o apoio de órgãos públicos. Por isso, para garantir que a exclusividade dos patrocinadores seja respeitada, a Fifa, com a colaboração do governo, vai estabelecer áreas de restrição comercial em torno dos estádios, onde fiscalizará o comércio de rua e cambistas, além de ações ilegais por parte de empresas não patrocinadoras, como distribuição de brindes e estratégias de divulgação dentro dos estádios.

Estabelecimentos comerciais em áreas próximas aos locais de competição poderão funcionar normalmente. A decoração temática, porém, só pode ser feita com itens genéricos relacionados ao futebol e ao Brasil, sem associação com o evento. Ou seja, qualquer elemento relacionado à Copa do Mundo Fifa, incluindo pôster e emblemas oficiais, mascote, identidade visual e logotipos não podem ser usados por empresas não patrocinadoras. “É possível aproveitar esse momento, sem infringir os direitos da Fifa”, garante Rosenfeld.

RUAS ENFEITADAS
No Rio de Janeiro, é muito comum o costume de enfeitar as ruas para a Copa. De acordo com Rosenfeld, não há qualquer problema nisso, desde que não se use elementos de publicidade.

INGRESSOS
Apenas os patrocinadores do evento têm permissão para comercializar ingressos para os jogos. Aos não-patrocinadores, também é proibido vincular os ingressos a ações de publicidade ou atividades comerciais, com o intuito de obter vantagem econômica.

MARKETING EMBOSCADA
Estão sujeitos a punição o chamado marketing de emboscada por associação (divulgação de marcas, produtos ou serviços por associação direta ou indireta com a Copa, sem autorização da Fifa) e o marketing de emboscada por intrusão (expor marcas, negócios, estabelecimentos, produtos, serviços ou praticar atividade promocional não autorizados pela Fifa, atraindo a atenção pública nos locais dos eventos). Para mais informações, basta acessar www.fifa.com/protecaoasmarcas.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: O DIa

Conteúdo relacionado