Estratégia #fail | Revista Vanity Fair com Justin Bieber na capa é a terceira que menos vendeu na história da publicação

quarta-feira, julho 06, 2011 Jony Lan 0 Comments

Capa, elemento sensível quando o produto é a revista. Errou, #fail!

Os números da carreira do cantor Justin Bieber, de 17 anos, costumam beirar o astronômico. Seguido por mais de 10 milhões de pessoas no Twitter, ele já vendeu mais de 5 milhões de discos ao redor do mundo em apenas 3 anos de carreira e, no cinema, com o filme Justin Bieber: Nunca Diga Nunca, lançado em fevereiro deste ano, arrecadou mais de 30 milhões de dólares (cerca de 45 milhões de reais) em bilheteria.

Mas não é sempre que os números recordes se mantêm. A edição de fevereiro da revista americana Vanity Fair, que estampou o cantor na capa todo marcado por beijos, como se tivesse sido atacado por fãs, deve entrar para a história da publicação como uma das que menos vendeu. Ao todo, segundo a empresa Audit Bureau of Circulation, que mede a circulação de revistas nos EUA, a edição vendeu 246.000 exemplares.

Desde 1999, quando o ator Will Smith foi capa da mesma revista, a Vanity Fair não vendia tão pouco. Na ocasião, o montante chegou a 202.701 exemplares. Antes disso, em 1993, a revista que costuma ultrapassar a marca de 500.000 exemplares mensais nos Estados Unidos, amargou um recorde negativo de 243.000 cópias da edição em que o ator Harrison Ford foi capa.

Em um comunicado bem humorado, um representante da revista declarou: “Devíamos imaginar que crianças de 12 anos não compram revistas”, justificando o fracasso da edição. Os números negativos das vendas revistas em que o cantor foi capa este ano não se resumem à Vanity Fair. Desde abril, quando foi capa da Teen Vogue e da WWD, edições também americanas, o ator puxou para baixo em média 12% das vendas das edições.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Veja

Conteúdo relacionado