Amadores | maioria das PMEs são "incompetentes" ao usar o Facebook no Brasil

terça-feira, julho 19, 2011 Jony Lan 0 Comments

Sua empresa está usando o Facebook corretamente ou está criando um "prato cheio" para a concorrência?

O Brasil descobriu o Facebook para negócios, os homens do marketing, publicitários e o versátil “sobrinho que faz”, afinal todo empresário tem um, enxergam na plataforma de Zuckerberg uma boa oportunidade de aumentar a visibilidade das empresas que defendem.

De fato o Facebook é um eficiente canal para exposição de marca, fidelização, relacionamento e até mesmo conversão, mas do jeito que anda no Brasil, o que estamos vendo é uma "bagunça generalizada", fruto do despreparo e amadorismo das pessoas que planejam e gerenciam a imersão e continuidade dessas marcas na rede.

A maneira correta de se trabalhar uma marca no Facebook é através de uma fã Page e não criando perfis, afinal ninguém é amigo da “TAM Linhas Aéreas” e você não tem por hábito convidá-la para tomar uma cerveja, muito menos flertar com a “Oficina do João”, a primeira vista o problema parece ser apenas “estético”, porém este tipo de ação acarreta em perdas bem maiores para a marca.

Vantagens ao usar o Facebook corretamente
1. Utilizando um perfil, você pode ser denunciado pelo concorrente e sem aviso prévio ter sua conta cancelada. Ou seja, trabalhar no risco de perder tudo o que foi construído.
2. Administrando uma página você tem acesso a métricas sobre a navegação e o comportamento de seus fãs na sua rede, como estatísticas de acesso, perfil demográfico, consumo de mídia e outros dados.
3. SEO (Search Engine Optimization) - Tendência no mundo digital, o Facebook não foge a regra, em uma página você consegue melhorar os resultados de busca como mostra a Brightedge, empresa especializada que desenvolveu um documento sobre como implementar técnicas de SEO no Facebook. http://www.brightedge.com/facebook-social-seo
4. Diferentes possibilidades de plugins sociais, Facebook Connect, capacidade de integrar várias páginas e deixar seu site dinâmico com as atualizações da rede ou mesmo utilizar como sua página principal.

Essas são apenas algumas das vantagens de trabalhar o Facebook corretamente, criar um perfil é uma medida ingênua ou trapaceira, visando apresentar resultado imediato, pois a opção “adicionar como amigo” é bem mais prática e eficiente em um primeiro momento do quê o “recomendar página” mas a médio-prazo é um tiro no pé, e volume de usuário nunca será garantia de retorno.

Antes de concluir, deixo claro que cada marca tem suas especificações e as estratégias vão sempre variar, podemos sim trabalhar com perfil ou grupos para ações curtas, pontuais, de guerrilha, ou relacionamento direto dependendo do ramo de atividade, cada caso é um caso, mas o que está acontecendo não é isto, é um vírus de incompetência, que pega.

Até,
Henrique Borges
Especialista em Marketing e Estrategista Digital.
Twitter: @henriqueborges

Conteúdo relacionado