Marketing Retrô | Nestlé lança linha de embalagens históricas de Nescafé

sexta-feira, julho 15, 2011 Jony Lan 0 Comments

A moda retrô pode movimentar os seus produtos. A Nestlé reedita os rótulos mais marcantes e presenteia o consumidor com a clássica caneca, que se tornou um ícone da marca no Brasil.

Em comemoração aos 90 anos da Nestlé no Brasil, NESCAFÉ resgata três embalagens históricas da versão “Tradição” – 1953, 1968 e 1985 – e lança no mercado um exclusivo pack promocional, contendo uma das latas retrô e a clássica caneca, que se tornou um verdadeiro ícone da marca, com mais de 8 milhões de unidades distribuídas em sete anos.

Líder no segmento de café solúvel e presente no Brasil desde 1953, NESCAFÉ desenvolve esta ação com foco no público da região Sul, que representa aproximadamente 60% do consumo nacional de cafés. As três latas da Edição Histórica chegam em embalagem de 250 gramas (50 gramas a mais que a versão tradicional) e podem ser adquiridas nos pontos de venda da região Sul e no Estado de São Paulo.

As tradicionais canecas também trazem uma novidade neste ano: a estampa do “smile”, sorriso que vem impresso em 50% das unidades criadas para esta ação. A outra metade das canecas continua com o tradicional visual vermelho da “red mug”, sucesso absoluto entre os consumidores desde 2005, em edição limitada.

A história de NESCAFÉ
A Nestlé foi pioneira no desenvolvimento de pesquisas que levaram à criação do café solúvel. O produto foi desenvolvido a partir de uma solicitação do governo brasileiro, na década de 30, para solucionar o problema da superprodução de café. Apresentado pela primeira vez em 1938, NESCAFÉ conquistou consumidores de inúmeros países. No Brasil, a produção começou somente em 1953, na fábrica de Araras, no interior paulista. Em 1973, as instalações da fábrica passaram por um processo de modernização, para assimilar as mudanças técnicas necessárias à fabricação do NESCAFÉ em sua nova forma (granulado instantâneo), pois até então o produto era fabricado em pó e condicionado em lata de folha-de-flandres. No mesmo ano, para o lançamento do granulado instantâneo, houve uma reformulação completa da embalagem, com a substituição da lata pelo vidro com tampa metálica. Ocorreu também uma reformulação no rótulo, com a introdução da tradicional xícara vermelha, tão associada à imagem do NESCAFÉ até hoje.

Desde o lançamento de NESCAFÉ, a Nestlé sempre foi líder no mercado brasileiro de café solúvel. No âmbito mundial, ela é a marca mais valiosa da Nestlé. Em 2004, foi inaugurada em Araras a nova fábrica de NESCAFÉ, com equipamentos de última geração. Atualmente, a unidade é a maior e mais moderna fábrica de NESCAFÉ do mundo, abastecendo tanto o mercado brasileiro quanto o internacional.

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Portaldapropaganda

Conteúdo relacionado