Marketing Promocional | Smurfs ajudam a promover Mcdonald's, Azul Linhas Aérea e Sony Pictures

sexta-feira, julho 15, 2011 Jony Lan 0 Comments

Promova suas marcas colando-as em outras. Já fez isso?

O McDonald’s lança a plataforma de ações em parceria com a Sony Pictures para o lançamento do filme Os Smurfs. Com a iniciativa, a rede leva os personagens para o McLanche Feliz e oferece opções de sobremesas inspiradas no desenho animado.

O objetivo é fazer com que os brinquedos sejam um sucesso entre as crianças, mas também conquistem o público jovem e adulto que mantém uma relação emocional com Os Smurfs, sucesso entre os anos 1980 e 1990.

Dividida em duas etapas, a primeira fase da estratégia inicia hoje (14), pretende tornar os personagens conhecidos entre o público consumidor do McLanche Feliz. Para isso, a marca espera distribuir 5,4 milhões de pelúcias do Papai Smurf, Smurfette, Desastrado, Arrojado, Ranzinza, Gênio, Apavorado e Forminha, em quatro semanas.

“Os Smurfs não estão mais na TV, têm presença reduzida em lojas de brinquedo e somente agora, com o lançamento do filme, começam a aparecer em algumas revistas em quadrinhos. A maior parte do target, crianças entre seis e oito anos, ainda não conhece os personagens. Neste primeiro momento, a ideia é apresentar a propriedade para o público infantil e ao mesmo tempo fazer com que jovens e adultos relembrem”, explica Roberto Gnypek, diretor de marketing do McDonald’s.

Top Sundae e McColosso Blueberry
A presença dos Smurfs nos pontos de venda também pretende gerar uma experiência diferenciada para as famílias que visitarem os restaurantes.

Toda a decoração foi inspirada nos personagens, para reproduzir a vila dos Smurfs, com materiais como displays de fotos e adesivos. Para envolver ainda mais os pequenos, o McDonald’s também criou um espaço com jogos no site da marca.

Outro lançamento são as sobremesas com calda Blueberry. Durante todo o período da ação, que compreende um total de sete semanas, os consumidores poderão comprar o Top Sundae e o McColosso com a novidade.

Quem adquirir o McLanche Feliz e pagar com o cartão Visa também ganha uma peça de jogo americano exclusiva.

“O principal foco não são as crianças, mas sim toda a família. Pensando nisso, não queríamos deixar os jovens e os adultos de fora. Selecionamos a propriedade de Os Smurfs porque traz entretenimento e é vintage, pois foi relevante há 20 anos”, acredita o diretor de marketing da rede no Brasil.

Novos brinquedos em agosto
Depois do primeiro mês, tendo introduzido e apresentado os personagens, é a vez da segunda fase da campanha, que culmina com o lançamento do filme Os Smurfs nos cinemas brasileiros, em 5 de agosto.

A partir do dia 11, os consumidores encontrarão novos brindes no McLanche Feliz. Serão distribuídos cerca de três milhões de bonecos de plástico com funcionalidades que têm a ver com a personalidade de cada Smurf e com o contexto da animação.

Outra característica da etapa seguinte é a pegada sustentável. Como os personagens vivem na floresta, o McDonald’s distribuirá livretos com dicas de como economizar água, gastar menos energia e cuidar de animais e plantas.

As lições também serão reforçadas pela equipe de colaboradores da rede, que está recebendo treinamento sobre o assunto.

“O desafio é como usar Os Smurfs para trazer mensagens alinhadas aos valores do McDonald’s. Temos um processo de definição de propriedade em longo prazo. Os Smurfs estão planejados há 15, 18 meses. Entre os critérios para escolha estão que propriedades têm relevância para o target família e criança, como podem trazer boas mensagens e como estender a outros targets. Os Smurfs preencheram todos os pontos”, diz Gnypek.

Azul
Com estreia marcada para o dia 5 de agosto, o lançamento do filme será veiculado nos anúncios publicitários da Azul a partir da última semana de julho até o final de agosto.

Os personagens também já foram utilizados pela Azul em uma ação viral na semana passada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Além dessas ações, as companhias planejam utilizar a parceria para realizar campanhas promocionais, sampling, entre outros.

“Sem dúvida, a presença dos personagens de Os Smurfs deixarão nossas ações de marketing ainda mais azuis”, afirma Paulo Mesnik, diretor de marketing da Azul.



Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado