Inovação | Estadão tem a primeira capa de jornal com LCD no mundo

domingo, julho 03, 2011 Jony Lan 0 Comments

Por que inovar? Porque quem inova, normalmente é o primeiro a fazer algo que irá marcar os demais que virão.

Sobrecapa especial no Estadão terá LCD com vídeos do novo Fiat Bravo, com criação da Agência Fiat.

Neste domingo, 3 julho, o leitor VIP encontrou uma surpresa especial no Estadão: uma sobrecapa comercial/anúncio com uma tela de LCD e botões com opções para assistir a cinco filmes que mostram os principais diferenciais do novo Bravo, da Fiat.

É claro que isso é um esforço de marketing para mostrar que o Fiat Bravo tem seus diferenciais. O Autoesporte de hoje da Globo fez um quadro com ele. Entenderam as estratégias?

Novamente o Estadão inova e é o primeiro jornal no mundo a trazer uma tela de LCD em uma edição diária impressa. A ação inédita, dirigida a um mailing de mil assinantes do jornal selecionados dentro da cidade de São Paulo, tem criação da Agência Fiat - que reúne profissionais de planejamento e criação das agências Leo Burnett Tailor Made e AgênciaClick Isobar - e é uma solução da área de Projetos Especiais do Estadão.

“Todo mundo sabe que o jornal é um meio. Mas como esse meio pode impactar de forma inusitada e interativa os leitores, poucos imaginam. Impacto e vanguarda são alguns desafios que provocamos em nossos anunciantes, para que eles também se diferenciem em suas comunicações”, afirma Armando Ruivo, diretor de Marketing Publicitário do Grupo Estado.

“A Fiat e suas agências foram grandes parceiras na compra da ideia e na possibilidade de tornar real essa proposta inovadora. O desenvolvimento de uma grande ação só foi possível graças a uma grande equipe de criação”, garante Sergio Kligin, diretor de Mídias Digitais do Grupo Estado.

Com um histórico de inovação no mercado automobilístico, a Fiat também tem tido destaque na comunicação com seus consumidores. Como exemplo, seu mais recente carro conceito, o Fiat Mio, apresentado no ano passado, foi idealizado por meio da participação do público que teve a oportunidade de mandar ideias pela internet sobre um carro do futuro e acompanhar seu desenvolvimento. “Com a parceria de nossas agências, temos um time de profissionais que estão focados em trazer soluções inovadoras para a comunicação. Ao longo do tempo, tivemos resultados importantes no que diz respeito à experiência com a marca e com nossos produtos e por isso continuamos investindo e explorando novas ferramentas”, diz Maria Lúcia Antônio, gerente de publicidade da Fiat.

“Pesquisamos novas tecnologias e soluções, no Brasil e no Exterior, para apresentarmos ao mercado, como formatos diferenciados de projetos. No caso do LCD com vídeo, foi usada a tecnologia da Americhip/Sync Mobile, da qual o Grupo Estado tem exclusividade no meio impresso no Brasil”, comenta Roberto Proença, gerente de Projetos Especiais, que complementa assegurando que a área comercial possui um conjunto de ações inéditas, prontas para serem lançadas. “Temos o máximo interesse de que as agências/anunciantes aproveitem todo esse potencial, que pode fazer diferença nas suas estratégias de comunicação.”

O Estadão tem se notabilizado com formatos diferenciados e com diversas ações no último ano. Alguns exemplos das possibilidades criativas que o Estadão favorece disso foram as sobrecapas que tocaram ópera (Cyrela) e rock (Sony/CSI), as primeiras no mercado brasileiro, além de produtos, como conteúdo em 3D, formato “expandidão” (Albert Einstein e Ford), embalagens oxibiodegradáveis, bem como as sobrecapas promocionais produzidas com conteúdo em tempo real, entre outras ações.

Ficha Técnica
Título: Sobrecapa com Vídeo – Fiat Bravo
Agência: Agência Fiat
Anunciante: Fiat
Veículo: O Estado de S.Paulo

Grupo Estado
Diretor de Marketing: Armando Ruivo
Diretor Comercial – Mídias Digitais: Sergio Kligin
Gerente de Projetos Especiais e Planejamento: Roberto Proença
Gerente Comercial – Mídias Digitais: Carolina Tuttoilmondo
Coordenação e Desenvolvimento: Victor Hugo dos Santos e Rafael Emina
Executivos de Negócios: Luis Guastellas e Dario Conte

Agência Fiat
Diretora executiva de Mídia: Rose Campiani
Diretor de Mídia: Guilherme Horácio
Analista de Mídia: Stella Pescaroli Lopes e Bruna Schmidt
VP de Criação: Raphael Vasconcellos
Direção de Criação: Marcelo Pena Costa
VP de Atendimento: Claudio Souza
Diretor de Atendimento: Ernane Melo
Atendimento: Maira Zaclis e Vanessa Silva
Aprovação no cliente: João Ciaco e Ana Brant

E aí, vamos inovar?

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: portaldapropaganda

Conteúdo relacionado