Branding | 20 logotipos com mensagens escondidas

terça-feira, março 05, 2013 Jony Lan 0 Comments

Um logotipo carrega muitos valores e pode dizer muito, mas às vezes precisa de um olhar mais atento. Confira o significado por trás de algumas imagens, segundo seleção do Twisted Sifter



FedEx
Você consegue ver a imagem escondida no logo da FedEx? Pode olhar de perto: o espaço em branco entre as letyras “E” e “X” forma uma seta perfeita, sugerindo o movimento - e velocidade - para a companhia de logística americana.


Amazon
Apesar de ser um logo bem literal, com o nome completo da empresa, o símbolo da Amazon tem espaço para esconder uma mensagem. Você já havia percebido a seta que liga a letra “A” até a letra “Z”? A ideia é reforçar que a empresa vende todos os tipos de produtos, de “A a Z”. Alguns interpretam ainda a seta como um sorriso.




Eighty 20
Esse é para geeks: os quadrados acima do símbolo da empresa de consultoria britânica ‘Eighty 20′, quando lidos em linguagem binária (1010000 e 0010100), foram os números 80 e 20, respectivamente.


Bronx Zoo
Outro exemplo do uso do do “espaço negativo”: a linha do horizonte dos prédios de Nova York pode ser enxergada nas pernas das girafas neste símbolo do zoológico do Bronx, bairro da cidade.


Goodwill
A face sorridente icônica é, na verdade, a letra “G” de Goodwill, empresa de contabilidade americana, vista de perto e depois de receber cortes para aproximá-la.


Pittsburgh Zoo e PPG Aquarium
Nos dois lados da árvore que aparece como imagem principal do logo do zoológico de Pittsburgh, nos Estados Unidos, as faces de um gorila e de um leão podem ser vistas em branco, no “espaço negativo” do logo, como imagens secundárias.


Tostitos
Um desenho discreto fica escondido no logo da marca de salgadinhos Tortitos, da americana Frito-Lay. Entre as duas letras “T” e “I” bem no meio da frase, existe uma pequena festa acontecendo. As duas letras iguais representam pessoas. E os dois personagens levam uma pequena tortilha a um recipiente de molho bem em cima do “I”.


Eight
O nome simples e direto da "Eight" é honrado no logotipo cujas letras são todas formadas por recortes do número oito. A peça é criação do estúdio britânico Stylo Design.


Atlanta Falcons
O time de futebol americano da NFL adotou como logotipo um facilmente reconhecível “F”. Mas se você olhar mais atentamente, pode perceber que a letra é formada por uma ave de rapina estilizada.


Milwakee Brewers
O clássico logo do time americano não apenas parece uma luva de baseball: a forma do objeto é gerada pelos contornos das letras "B" e "M", iniciais do grupo.


Roxy
Roxy é uma linha de roupas para meninas que praticam o surf e snowboard. De propriedade da Quiksilver, seu simbolo consiste em dois logos da companhia proprietária girados para formar um coração.

Via Rail Canadá
A empresa ferroviária canadense VIA tem um logotipo interessante. Se você focar no espaço em branco entre o 'V' e “I” e, em seguida, novamente no espaço em branco entre o 'I' e o 'A', você vai notar duas linhas paralelas que representam vias férreas.


Hershey's Kisses
A marca da Hershey's fez uma brincadeira discreta em seu logotipo. Os observadores irão notar que entre a letra “K” e o “I” de Kisses há um chocolate com o típico formato de gota escondido.


Mosleep
O logotipo da Mosleep, associação americana para tratamento de desordens do sono, contém uma letra "M" em destaque - e ela ainda ajuda a completar a forma de uma confortável cama.


Hartford Whalers
O antigo time de hóquei no gelo da NHL tinha um logo interessante. O “H” pode ser enxergado em cinza entre o azul e o verde, ao mesmo tempo em que ajuda a formar uma cauda de baleia, animal que dá nome ao time. Hoje o grupo foi renomeado para Carolina Hurricanes.


NBC
O icônico símbolo do canal americano traz um pavão em cor branca, com cinco penas coloridas representando cada uma das divisões da empresa (hoje, depois do desenho original do logo, foram criadas mais divisões). A ave olha para a direita, postura geralmente associada a desenvolvimento e futuro.


Tour de France
O logotipo da competição de ciclismo contém a imagem de um atleta, cujo corpo pode ser identificado na letra “R”. As duas rodas da bicicletas são formados pelo “O” e pelo desenho do sol.


Spartan Golf Club
À primeira vista, pode ser observado um golfista que acabou de completar um lançamento. Mas a imagem ambígua traz também o capacete de um guerreiro espartano, região da Grécia que dá nome ao clube


London Symphony Orchestra
O logo da London Symphony Orchestra não apenas representa a sigla "LSO", mas também se assemelha a um maestro conduzindo uma orquestra - com as letras “L” e “O” representando seus braços.


Baskin Robbins
O "BR" do logo da Baskin Robbins tem duas cores. Se você focar sua atenção apenas na parte rosa, vai notar o número 31 - exatamente o número de sabores que a marca de sorvetes americana tem em seu cardápio.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado