Sem planejamento de Marketing, maior shopping do mundo se torna um espaço fantasma em menos de 10 anos na China

quarta-feira, março 13, 2013 Jony Lan 0 Comments

Apesar de estar em uma região de grande crescimento econômico, habitantes da cidade que abriga o shopping não fazem parte do público-alvo. Aí vem a pergunta, como alguém abre uma empresa e não sabe para quem irá vender? Sua empresa sabe para quem está vendendo? Conhece o comportamento de compra do cliente? Fez uma pesquisa de Marketing?


O South China Mall, localizado na cidade chinesa Dongguan, foi inaugurado em 2005 com o objetivo de ser o maior shopping center do mundo. Porém, oito anos depois, o local de mais de 800 mil metros quadrados e espaço para 2.350 estabelecimentos virou um centro comercial fantasma, onde 99% das lojas estão vazias.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, o motivo que levou o shopping à falência foi a localização, a cidade que abriga o centro é composta principalmente por fábricas e operários – que não eram o público-alvo do empreendimento –, além de ter sido construído no “meio do nada”, com difícil acesso para os pedestres e até mesmo para os moradores da cidade. Por isso, poucos varejistas se interessaram em fazer parte do negócio.

O local fica próximo às cidades de Macau, Hong Kong, Shenzhen e Guangzhou, uma região que se tornou a maior megalópole do mundo e passou a ser um catalizador global de estímulos econômicos. O shopping, então, deveria inaugurar uma nova era no consumo chinês.

Diversos pesquisadores foram enviados para shoppings de todo o mundo para reunir ideias para a concepção do South China Mall. O resultado foi um centro temático da miniatura do mundo, com seções inspiradas em cidades com Paris, Amsterdan, Roma e Califórnia. Uma rede de transporte público também foi desenvolvida para levar os consumidores de um lado a outro do shopping.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: Infomoney

Conteúdo relacionado