Case: Kit Kat Mail vence Grand Prix - Cannes Lions 2009

quinta-feira, junho 25, 2009 Jony Lan 1 Comments

Esse case é show. Mereceu o Grand Prix do "Cannes Lions 2009" na categoria Media. Desenvolvido pela JWT no Japão, a ação pode ser resumida na criação de um cartão-postal comestível.

O Kit Kat é um chocolate da Nestlé do tipo wafer coberto. Parafraseando o lendário presidente do Corinthians Vicente Matheuscomo, o chocolate Kit Kat é semelhante ao Bis da Lacta. Mas lá no Japão se pronuncia Kitto Katsu, que significa sorte, algo como “você vai conseguir”. O que a JWT fez foi transformar o chocolate em um talismã, uma mensagem de boa sorte para os estudantes durante os exames escolares.

Pesquisa feita era hora de transformar o conceito em vendas. Encontraram um meio inédito, um canal de vendas que fizesse a concorrência estar longe de você, usaram o correio japonês. Como? Fecharam um acordo com o governo japonês, controlador dos correios do país (semelhante ao Brasil, não?). Isso porque existem mais de 24 mil agências dos correios no Japão, de longe a melhor malha de distribuição do que qualquer loja de varejo (não sei porque as empresas brasileiras ainda não entenderam que os Correios é um grande aliado). Resumo da ópera, criaram o Kit Kat Mail, uma mala direta com chocolate dentro, mas em formato de postal que foi vendido nas mais de 24 mil agências dos correios do Japão. A mídia espontânea em torno do projeto foi calculada em torno de 11 milhões de dólares. E no final, o que seria uma ação focada e sazonal, tornou-se um produto permanente da Nestlé. Não é show esse case? Confira o vídeo-case abaixo e confira os outros ganhadores do Cannes Lions 2009 em work.canneslions.com e se inspire.

E agora, será que alguém vai arriscar vender ou mandar brindes alimentares pelos correios. Eu já tive essa idéia esse ano sem ter visto o case da Kit Kat e você?

fontes: brainstorm9, Cannes Lions

Conteúdo relacionado