Idéias para estimular a sua criatividade em Marketing

segunda-feira, junho 15, 2009 Jony Lan 0 Comments

As vezes você fica sem idéias? Não sabe como criar aquela campanha, e quer sair daquele clichê de ação promocional? Saiba que é nos lugares mais inusitados que as idéias surgem e se você não tem esses momentos inusitados, segue algumas ações emprestadas de outras áreas para estimular a sua imaginação para aplicá-las no seu trabalho de marketing.

As vezes você pode usar o que já existe para transformar em uma sacada e ainda comunicar a sua marca. Foi o que fez a agência Owen Jones & Partners dos EUA para a Gorge Grown Farmers Market ao vestir as árvores locais com cenouras gigantes e churrasquinho de legumes nas antenas dos carros em junho de 2008.

Essa intervenções no meio da rua também ajudam a "disfarçar" uma boa comunicação e ainda pode ser confundinda com arte. O artista baseado em New York Adrian Kondratowicz distribuiu sacos de lixos biodegradáveis cor de rosa com bolinhas brancas em volta da cidade de New York e em outros países no mundo. Essa ação chamou a atenção de todo mundo e não precisou "sujar" a cidade, muito pelo contrário.

Veja a ação e a reação das pessoas. Show de Bola!


E pengando onda nas intervenções de rua, veja o que o artista Joshua Allen Harris fez ao criar monstros movidos a ar. O interessante é que ele aproveita o princípio dos "bonecos de ventiladores" de forma bem irreverente.


E para mostrar que dá para unir arte com criatividade em algo inusitado, a Wrigley’s fez uma ação promocional com a Starbucks para promover o seu novo chiclete com capacidade de branquear os dentes. Dentes gigantes? Excelente idéia para as agências copiarem e usarem o fundo do copo como local publicidade. Já pensou em usar os talheres dos restaurantes de fastfood? Ou então o teto dos táxis para promover sua marca? Maluca a idéia? Tem tantos postes de ruas que dá para envelopá-los facilmente.

Tá bom, o fundo do copo foi uma sacada então que tá estar "dentro" do produto para surgir e aparecer um anúncio de outro produto? A Colgate fugiu do tradional e da falta de criatividade dos profissionais de marketing em fazer campanhas e saiu literalmente fora da caixa quando criou sua campanha para promover sua nova linha de escovas de dentes. Para lembrar os consumidores da importância de escovar os dentes após as refeições, a Colgate plantou o formato de suas escovas de dentes no palito de várias sorvetes. A ação promocional não só fez branding, como lembrou da importância em manter os dentes limpos, mesmo após um sorvetinho. E agora, está mais inspirado a quebrar as barreiras do Marketing e começar a rabiscar e fazer mais?



Fontes: FunnyPromo, Weburbanist, Adsoftheword

Conteúdo relacionado