Marketing - Interatividade e comida, receitas para relacionar-se com os clientes do Pão de Açúcar, Knorr, Consul e H2OH!

sábado, junho 27, 2009 Jony Lan 0 Comments

Parece que o inverno está inspirando um conjunto enorme de ações promocionais. O interessante é que não precisa de sorteio e isso faz toda a diferença, pois qualquer promoção pública que envolve sorteio deve ser cadastrado e autorizado pela CEF. O que demanda planejamento, tempo e muito mais dinheiro envolvido na ação. A solução? Concursos culturais, que são subjetivas e vão até onde a criatividade puder ser explorada. E a com o uso da internet as ações estão pipocando a todo instante. Se antes o consumidor era atraído a consumir os produtos e concorrer ao sorteio de prêmios, agora ele tem a possibilidade, mais do que nunca, de ganhar algo sem ter que comprar o produto.

Neste mês o Pão de Açúcar resolveu fechar parceria com o site www.vamoscozinhar.com.br. Ele é o primeiro portal exclusivamente dedicado a reunir vídeo-receitas na internet e acaba de incluir em sua grade de programação um canal só para o Pão de Açúcar. Para aproveitar essa notícia, mais de 700 mil clientes Mais e do Pão de Açúcar Delivery em todo o País receberam em suas caixas de mensagens um convite para conhecer o site. A gerente de e-marketing da rede, Andréa Dietrich, conta que a ação está em sintonia com a publicação de receitas e produtos “Sabores da Semana”, distribuída nos supermercados semanalmente e encartada para assinantes da revista “Veja”. “A novidade agora é que contamos com as receitas em vídeo, um grande diferencial, já que o cliente pode pausar e voltar trechos no momento do próprio preparo”, diz. Já o idealizador do Vamos Cozinhar, Reginaldo Siqueira, identifica um momento especial da internet, com o uso massivo de web vídeo por um grande anunciante para um público variado: “é uma ação de marketing de perfil inédito em auto-serviço”, comenta.

A Knorr e a Consul lançam um concurso cultural no YouTube, que vai premiar com uma cozinha completa a melhor resposta à questão “E para você, por que toda refeição é uma oportunidade?”. A iniciativa é mais uma ação da campanha “Toda refeição é uma oportunidade”, de Knorr, que tem como missão mobilizar as pessoas sobre a importância de se cultivar o hábito de sentar-se à mesa em família. Mais um concurso cultural que usa a internet e o tema de comida para fisgar o consumidor a interagir com a marca e sem comprar nenhum produto. As inscrições poderão ser feitas até 31 de julho no site www.youtube.com.br/knorr, que traz instruções do concurso apresentadas pelo Chef Knorr, André Meana, que ainda dá dicas de como os participantes podem elaborar a melhor resposta.

A H2OH! fez o seguinte, até o próximo dia 30 de junho, os internautas podem enviar sugestões de receitas que tenham com base a versão da bebida H20! limão e maracujá. As dez melhores propostas serão premiadas com redes de balanço exclusivas da marca, sendo que as três mais bem colocadas ganharão ainda 200 unidades do produto da embalagem de 500ml diretamente em casa. Para concorrer, basta entrar no site, enviar sua receita e torcer. Todas as receitas premidas estarão na web à disposição dos internautas.

Então, não tem verba? Use produtos como brindes nas ações culturais. As empresas sempre têm facilidade de "dar" os produtos do que disponibilizar verba em dinheiro para realizar uma ação.

“Com essa ação, H2OH! intensifica sua relação com o consumidor tornando o co-autor de uma de suas maneiras diferenciadas de consumo: as bebidinhas de H2OH!. Essas misturas são refrescante, leves e saborosas, feitas a base de H2OH!, frutas e outros ingredientes especiais”, explica Nora Mirazon, diretora de marketing da Pepsi. A seleção dos ganhadores do concurso será feita por uma comissão julgadora e levará em conta a possibilidade do uso de H2OH limão e maracujá, não conter bebida alcoólica, ser criativa, original e muito saborosa.

"Depois desses exemplos da mecânica descrita, está na hora de preencher o calendário promocional da sua empresa com concursos culturais e aproveitar a falta de verba de marketing para não perder o ritmo de fazer ações de marketing. Já pensou em quantas ações como essas para a sua empresa? Nenhuma? Faz B2B e acha que isso é tudo B2C? Seu desafio será implantar um concurso cultural, será que consegue?"
fontes: consumidormoderno, H2O!

Conteúdo relacionado