Marketing falho: Governo Federal vai aderir ao blog, faz consulta pública, mas não informa nada em suas páginas

terça-feira, junho 30, 2009 Jony Lan 0 Comments

Erros de marketing clássicos dignos de estar nos livros de Kotler, só os casos americanos. Mas está para engrossar o livro um caso do Governo Brasileiro. O portal G1 da Globo informa que, em uma nota do governo, os internautas já podem mandar sugestões para o futuro blog da Presidência até 7 de julho de 2009. Ou seja, uns 8 dias contando hoje (30/06/2009). É possível sugerir assuntos a serem abordados e ferramentas de interação. Depois que o presidente dos EUA ganhou as eleições, em parte, com a ajuda da internet, parece que o governo resolveu se modernizar. O 'Blog do Planalto' está previsto para ser lançado no mês que vem, Julho/2009. Rápido, não? Será que já está pronto? Que empresa está cuidando disso? Será que foi alguma agência de publicidade? No final você irá se questionar se essa pesquisa tem algum fundamento.

Os interessados podem acessar o link www.planalto.gov.br/consultablog e preencher um questionário sobre quais assuntos devem ser abordados e quais ferramentas de interação podem ser utilizadas, como espaço para comentários e enquetes.

Só para lembrar, apenas parte da população brasileira tem acesso à internet, será que o Governo pensou nisso? A última estatística mostra que 35 milhões de brasileiros acessam à internet. Com certeza a maioria é de classe média, alta e altíssima. Imagina quem está lendo este post?

Os internautas podem opinar sobre o tamanho dos artigos e sugerir redes sociais para a Presidência participar. Boa deixa para as redes sociais brasileiras fazer um lobby. Há espaço livre para outras sugestões e não é preciso se identificar. Segundo a Presidência, o "Blog do Planalto" será "mais um canal" de comunicação do governo para se adaptar às necessidades da população.

Irei comentar alguns pontos com 2 focos, estratégia e marketing.
Pontos estratégicos: Dizem que estratégia é uma forma de se chegar a alguma lugar. Onde o Governo pretende chegar com o blog? O governo federal tem um site fantástico, é o da Receita Federal. Funciona bem porque mexe com o bolso do brasileiro. Os demais são falhos, muito confusos e cheio de informações desnecessárias. A sensação que dá é que pouca gente acessa, você já viu alguma estatística sobre o site do governo federal? Falta o essencial para o site do governo, dinâmica. Será que o Blog vai atingir esse desafio?

Abrir um blog é como abrir um canal de comunicação imediato, que demanda resposta imediata e praticamente deve-se ter uma área só para responder à essa demanda. Será que a infra estrutura sistêmica do governo vai dar conta do recado? Está parecendo outra jogada de marketing.

Pontos de marketing: Bela inciativa do governo, a não ser por um único ponto. Não houve integração da comunicação. Explico, não há link em nenhum site do governo, seja da Presidencia.gov.br, seja do Brasil.gov.br que apontem para essa pesquisa. Interessante, não? Que tal perguntar para a agência que está cuidando disso, será que tem agência nisso? Quando se clica no link (pode copiar o link que dá na mesma), você é remetido para um site do google docs (sim, ferramenta gratuita do Google). Um problema, o site não é do governo. Não há nenhum logo do Governo Federal (você vai pensar que é pegadinha ou é um vírus). Mas não tem nada, eu disse nada, que fale que a pesquisa é do governo, a não ser o link inicial que é do governo que aponta para o site do Google Docs. Uma vergonha. Mas vamos em frente. Só há uma pergunta sobre um espaço para "INTERAÇÃO" do usuário, no qual pode postar um comentário. Voltando, o questionário é, infelizmente, infantil, pois no geral pergunta o que já é utilizado por um blog, como qualquer blog. São perguntas totalmente desnecessárias. Se alguém for preencher o questionário, sugiro que marquem tudo. Quem eles vão atingir com essa pesquisa? Vou parar por aqui, pois cansei de criticar essa ação, que nem cara de pesquisa de opinião possui. E que pelo visto, já está começando errada. Espero que alguém do governo corrija esses erros primários a tempo de dar margem para ser realmente útil.

fonte: G1, pois não vi nada nos sites do Governo.

Conteúdo relacionado