Fiat compra a Chrysler, quem será a próxima?

quarta-feira, junho 10, 2009 Jony Lan 0 Comments

Uma macarronada na terra do "junk food". A compra da Chrysler pela Fiat vai juntar o tempero italiano ao pragmatismo americano, quem será que vai aprender mais, os americanos ou os italianos?

A italiana deve levar boa parte das suas soluções econômicas ao mercado americano e com certeza ganhará em muito na criação de produtos de luxo e com foco no acabamento.

Essas alianças estratégicas do setor automobilístico não é nova. A dinâmica competitiva do mercado automobilístico é imensa e "todo mundo tem rabo amarrado". Ou seja, se uma empresa quebra, ela não afeta só a cadeia vertical de produtividade, há diversas participações e alianças entre as montadoras.

Veja a relação das alianças estratégicas em 2009 da dinâmica do mercado automotivo mundial para entender melhor como funciona a "cabeça" dos diretores dessas empresas.

Confira a nova rede de marcas da Fiat em Junho de 2009.
Quais reflexos sofrerá o mercado brasileiro. Bom se as estradas continuarem do jeito que estão, não vai sobrar carros importados no mercado. Ou seja, vai vender mais. Quem sabe agora veremos a Fiat vender carros de luxo em pé de igualdade com a as outras montadoras. Se bem que vários carros da Chrysler ainda são verdadeiras banheiras na hora de consumir combustível. E sua vinda para o Brasil não decolou como outras montadoras. Pelo menos as concessionárias da Fiat no Brasil poderão sonhar em ganhar uma linha premium com a Chrysler. Com a meta do Obama de tornar os carros econômicos, obrigando-os a fazerem 15 km/l, o desafio vai ser fazer os americanos comprarem um Fiat Uno pelado. Parece que o futuro está mais para o modelo Nano da Tata Motors do que andarmos à pé.

Agora resta saber se a Fiat irá levar a Opel na sequência ou vai colocar a mão na massa primeiro para absorver a operação da Chrysler.

Fontes: G1, QRD e TooManyCars

Conteúdo relacionado