Produtos inovadores

sábado, junho 06, 2009 Jony Lan 1 Comments

Tem gosto para tudo e claro, indústria que aposta nisso tudo. Será que isso tudo é resultado de pesquisa de mercado, desejos latentes dos clientes? Eu tenho certeza que não. Chega uma hora que o cliente não sabe nem o que quer, mas gosta da marca, aí é hora de testar simplesmente jogando o produto no mercado.

Que tal chupar uma bala de cerveja? Os japoneses resolverão o problema. Acho que se colocar na geladeira vai ter balinha de cerveja geladinha! Será que tem álcool? Quem quiser comprar ainda pode conferir no site (traduzido).

É do Japão também a inovação do momento da Pepsi, a Pepsi White! Quem está acostumado aos refrigerantes a base de cola, serem pretos, está aí uma ótima quebra de paradigma para mostrar que inovar é uma questão de risco, mas principalmente, não ter medo. Garanto que os estrategistas da Coca-Cola estão arrancando os cabelos por não terem pensado nisso antes, lembram da Coca Lemon? Tentando imitar a Pepsi Twist? Ou o famoso case da Cherry Coke tentando ser Pepsi? É meu caros, realmente está no sangue da Pepsi inovar.

Isso que no ano passado a Pepsi do Japão lançou a Pepsi Blue Hawaii. Exatamente, uma Pepsi de cor azul com sabor de Abacaxi com Limão. Mas se testar é o limite, a Tailândia criou a Pepsi Green! Verde, com cara de clorofila. Será que é uma nova tendência que está vindo por aí? Não, não estou brincando, isso é inovação, testar produtos em um modelo de negócios já consagrado, a distribuição de bebidas está bem consolidada com as grandes marcas, acrescentar novos produtos à novos contextos é um movimento necessário, não só inteligente como de sobrevivência.


Mas também tem aqueles que exploram a marca e apresentam de uma forma divertida, para quebrar a resistência do seu consumo. No Brasil já vi maças da Turma da Mônica, mas algo meio tímido, comedido. Agora que tal dar uma checada no Disney Garden. Uma linha de produtos saudáveis, como legumes, verduras e frutas em embalagens atrativas e cheio de cores, um prato cheio para quem trabalha com trade marketing. Com os principais heróis e personagens ilustrando as embalagens. É quase um mimo para as crianças.

Quando será que chegam ao Brasil, ou melhor será que as empresa brasileiras vão aprender a explorar melhor com esses exemplos?

Conteúdo relacionado