Pão de Açúcar compra o Ponto Frio, e agora José?

segunda-feira, junho 08, 2009 Jony Lan 0 Comments

Em estratégia empresarial, para bom entendedor, poucas palavras bastam. Nesse caso, poucas ações bastam. É o que Michael Porter diria sobre a rivalidade do setor. O grupo Pão de Açúcar, que historicamente era um supermercado, virou um grande varejista. Quem se lembra do Jumbo Eletro? Agora Extra Eletro. E quando você não consegue mais crescer com o que tem, o que você faz? Compra. Foi o que anunciaram hoje (8 de junho de 2009), compraram o Ponto Frio. A intenção é clara, crescer no setor de não-alimentos.

De longe, as grandes redes supermercadistas estão se consolidando cada vez mais como grandes varejistas. Um dos motivos apresentados para a compra foi a localização das lojas do Ponto Frio. Quem deve estar olhando essa competição de perto são as que não se diversificaram e agora se tornaram concorrentes diretas do grupo Pão de Açúcar: Casas Bahia, Magazine Luiza, Insinuante, Ricardo Eletro e companhia. Por que? São 1055 pontos de venda, abrangência que dá um poder debarganha para qualquer varejista pressionar seus fornecedores. Já estou imaginando a choradeira que deve estar sendo no B2B da indústria.

O que esperar? Não acredito que as lojas se tornem supermercados, mas o modelo de negócio atual do Ponto Frio vem amargando prejuízos operacionais ultimamente. Certamente a aquisição deverá vir com um novo posicionmento da rede de lojas do Ponto Frio no mercado. Enquanto a maioria das varejistas de eletrodomésticos "grita" no mercado de massa preço baixo e prazos de pagamentos, está aí um grande desafio para os novos donos do Ponto Frio. Talvez um posicionamento ao estilo de imagem da FastShop possa ser uma alternativa.

Especulações à parte, eu tenho uma. Ano que vem o grupo Pão de Açúcar vai fazer uma nova aquisição, de qual setor eu não tenho certeza, mas será de algum segmento varejista. Ou quem sabe, verticalmente, de algum fornecedor.

E o que esperar dos concorrentes atuais? Carrefour e Wal-Mart já mostraram no passado que não gostam de ficar para trás em termos de varejo de alimentos. O Carrefour já possui lojas fora do Brasil que vendem apenas eletrodomésticos e o Wal-Mart quer ganhar a fatia de eletrodomésticos pela internet.

O interessante, para quem acompanha o varejo, é que o grupo Pão de Açúcar faz parte do Ranking da Abras e de revistas como a Supermercado Moderno. Com essa aquisição, de duas uma, ou as revistas vão começar a desconsiderar essa informação, ou vão adotar o varejo como tema editorial e começar a falar de Casas Bahia, Lojas Colombo, Insinuante e sabe lá mais o que.

Agora pelo lado do marketing, já pensou se o CRM de todas as lojas do grupo funcionasse? Seria um prato cheio para qualquer empresa em como faturar mais por um longo tempo.
Fonte: G1

Conteúdo relacionado