TAM investe em um novo formato de fidelização

quinta-feira, junho 18, 2009 Jony Lan 0 Comments

A TAM lançou (18/06/09) o programa de multipontuação e resgate Multiplus Fidelidade. O novo formato permite transformar em pontos os gastos dos associados na rede de parceiros que posteriormente poderão ser regatados como passagens aéreas ou produtos e serviços de diferentes empresas.

Se antes eram as empresas que criavam programas de fidelidade e posteriormente parceria com as Cias Aéreas, agora é a Cia Aérea (TAM) quem quer tomar essa iniciativa.

O Smiles foi o programa que mais difundiu a utilização de cartões de fidelidade associado com outras empresas. Nem sempre as outras empresas estão preparadas para isso. De forma que a ação da TAM não tem nada de novo, apenas "quem" comanda o programa é que ficou "novo". Se antes as Cias eram passivas, entenderam que ter um programa maior ajudam a criar uma base de dados maior. Na era da informação, dados cadastrais são essenciais para competir no mercado.

"A passagem aérea é um prêmio muito desejado em planos de fidelização e as empresas caminham cada vez mais nesse sentido. Ficou evidente que poderíamos criar um conceito único. A ideia é otimizar todos os pontos que as pessoas acumulam num programa só. O Multiplus Fidelidade nasce como uma unidade de negócio, mas no futuro será independente", adianta Manoela Amaro, diretora de marketing da companhia aérea.

Qual foi o investimento em algo que está nascendo e não tem "resultado" imediato, apenas cadastros? R$ 23 milhões é a reposta (e tem empresa que fica pensando se compra ou não canetinhas de R$ 1,00 para dar aos clientes). O plano de mídia contempla revistas, filme para internet e mídia de bordo.

Os 6 milhões de associados do TAM Fidelidade estarão automaticamente inscritos no novo programa desde que queiram. Na lista de futuros parceiros estão supermercados, empresas de telefonia, provedores de internet, postos de gasolina, livrarias, farmácias e cinemas.

Que vantagem os clientes podem levar nisso? Podem pontuar duplamente, aqueles que possuem cartões que dão milhas em seus gastos pelo banco, por exemplo e pelo novo modelo da TAM. O que ainda me dá dúvidas e em como serão computados essas milhas se o que planejam vai criar um volume enorme de estabelecimentos credenciados. Com poucos estabelecimentos, o controle é fácil. Com vários estabelecimentos e não sendo a TAM, uma empresa de cartão de crédito, seus custos operacionais podem ser um ponto crítico nesse processo. A intenção é clara, branding, market share e database.

Fontes: MMonline, Exame

Conteúdo relacionado