Rebranding - Pizza Hut moderniza a sua logomarca

quarta-feira, junho 24, 2009 Jony Lan 0 Comments

Tem empresa que faz "rebranding" (refazer a marca) que nem receita de caixinha de bolo. Segue o manual tendo a certeza que vai dar tudo certo e as vezes sai até melhor que a receita. Mas como gosto é relativo, nada é certo e algumas agências acreditam que o princípio básico é mexer na imagem e não no conceito, as vezes a mudança nem sempre agrada. A Pizza Hut acaba de remodelar a sua marca mundial, o seu logotipo para os designer e diretores de arte de plantão (aliás, quase nenhum diretor de arte é executivo, não confundam). Se você for no site americano (www.pizzahut.com) observará inclusive um release sobre o assunto. Mas a filial brasileira ainda não atualizou o seu site na nossa terra, processo burocrático que envolve marketing, agência, e o camarada que tem que colocar a mão na massa para remodelar tudo. Claro que não envolve só a mudança do logo no site, mas toda a politica de identidade visual. Vou fazer o seguinte, vou perguntar para a Pizza Hut brasileira por que o site deles não está com a nova logomarca e depois posto o resultado aqui. Resultado: fui respondido prontamente (em menos de 2 horas) pela filial brasileira que informa, como tinha mencionado acima, que como o processo é recente, ainda há muitas etapas para adequar a identidade visual, que primeiramente começará com o restaurante.
Mas vamos ao que é interessante, a Pizza Hut dos EUA comunica que só a logomarca mudou, que o resto, o sabor e a pizza que tantos gostam, continuam do mesmo jeito. Apenas alguns materiais de marketing utilizarão o "The Hut" e que "Pizza Hut" continua a existir.
No meu ponto de vista, acredito que realmente deu uma modernizada, mas a perda das cores pode transparecer um empobrecimento visual da marca, muito "vermelho". A retirada do amarelo que remete ao queijo deixou a marca mais parecendo um chapéu de comida chinesa. Mas faz parte quando se tem uma logomarca antes e depois, nada grave. Uma mudança nos conceitos e nos cardápios, voltado para uma alimentação mais saudável, como o Mcdonalds tem feito, pode ser uma estratégia melhor do que só mudar a marca, que pode não agregar muito em termos de faturamento quando o produto é o mesmo. Só mudar a marca e não mudar o conceito pode ser um gasto importante, mas pode perder os seus efeitos em termos de números quando vem sozinho.

fonte: pizzahut.com

Conteúdo relacionado