Redes Sociais: mini cases da Rede Globo e CEOs

quinta-feira, junho 25, 2009 Jony Lan 0 Comments

Se você quiser entender como a Rede Globo lida com o fenômeno e a questão das redes sociais veja a apresentação da Mônica Albuquerque, Diretora de Comunicação da TV Globo, é jornalista, trabalha há 10 anos na Central Globo de Comunicação (CGCOM).

Mas para resumir e dar à você uma idéia de como começar a pensar em implantar essas estratégias na sua empresa, vamos à alguns dados:
Em marco/2009, por sugestão da Bites, o Ibope Inteligência foi contratado pela emissora para realizar um estudo para ajudar a Globo a enxergar melhor esse universo. Usou-se a tag Globo e alguns parâmentros e filtros.

40 blogs que mencionavam produtos e ações da emissora foram identificados. Identificou-se um comprometimento de blogueiros em “festejar a importância da visibilidade de blogs / blogueiros na tv”. 21 comunidades no orkut foram eleitas para um trabalho inicial regular doravante, além dos 40 blogs.

Em síntese, algumas sugestões do estudo foram:

- Fortalecer as ferramentas institucionais na internet
- Aproximar-se da comunidade de fãs
- Abrir um canal de relacionamento com os blogs
- Usar o twitter para comunicações instantâneas
- Manter monitoramento permanente

Com isso entendeu-se que a própria home da Rede Globo deveria ter uma nova roupagem também. Uma nova plataforma para torná-la mais afeita a esse novo cenário começou a ser construída.

Simples, não? Recomendo a todos que façam uma busca do nome da empresa de vocês. Isso é monitoramento, algo comum para quem quer cuidar da imagem, da marca e da reputação de uma empresa. Disso dá para desdobrar em várias ações. O fato é, sua empresa terá que contratar alguém só para cuidar dessa mídia. Se for uma empresa maior, cabe uma área só para isso. Não deixe que isso seja terceirizado, pode até ter orientação externa, mas o monitoramento cabe à empresa. Senão poderão cair no famoso clipping que não é lá a melhor ferramenta para o mundo online.

Agora o blog UberCEO fez uma pesquisa que apontou que nenhum dos 100 maiores executivos de empresas - CEOs (Chief Executive Officers) eleitos em 2009 pela revista Fortune têm blog.

Outros resultados:
- Só 2 tem conta no Twitter.
- 13 tem perfil no LinkedIn, sendo que apenas 3 tem mais de 10 conexões.
- 81% não têm perfil no Facebook.
- 75% tem um artigo no Wikipedia, mas 28% destes possuem título incorreto ou poucas fontes e informações.

Veja mais abaixo:


No fundo, não é surpresa. Há políticas, acordos de confidencialidade, e estar em redes sociais não é ser uma celebridade, mas a exposição é imensa e toma tempo, querendo ou não. É algo estratégico que não depende da pessoa. Se todos tivessem, a pesquisa seria para ver se eles atualizam os dados nas redes, ou seja, sempre haverá margem para discussão ao estilo paparazzis. E tem outra, a velocidade com que as redes sociais estão se desenvolvendo e evoluindo ganhou mais força com a integração na mídia televisiva e nas ações de marketing. É o velho "não quero ficar de fora" forçando a rápida adoção.

Agora é decidir o que fazer e seguir em frente. Dúvidas? Ótimo!

fonte: Boombust, Uberceo

Conteúdo relacionado