Case: Samsung "marketing" viral

quinta-feira, junho 11, 2009 Jony Lan 0 Comments

tempos que as empresas estão descobrindo e utilizando cada vez mais o marketing viral e principalmente aproveitando a facilidade com que a internet pode propagar suas ações, tomando um "tempo" na vida dos seus potenciais consumidores. Várias empresas sabem da importância e estão loucos por contratar gete que cuide dos departamentos voltados para interagir com as comunidades, redes de relacionamento e marketing digital para elas, poucas sabem que isso ainda é tudo muito novo e que não existem profissionais formados com experiência de 5 anos sobre o assunto. Claro que existem profissionais preparados para o que der e vier, mas sabem como alguns recrutadores de RH (ainda bem que nem todos) podem encarar o jeito quadrado de contratar esse tipo de profissional.

Mas vamos ao que interessa. A Samsung está explorando e bem esse tipo de ação. No caso, são videos virais, mas por que não marketing viral? Porque marketing é algo mais amplo, integrado e com várias ações, sendo o video viral apenas uma dessas ações. Muito utilizado para o lançamento de seus produtos, a Samsung investiu no seu smartphone Omnia. Neste ano de 2009 ela já lançou o desafio da câmera HD I8910 e agora um vídeo para um "unboxing" da câmera WB1000.

Além de ter a pegada "viral", ou seja, tem que necessariamente ter um mote que faça você querer no mínimo interagir (comentar, repassar, "guardar", rever, etc), elas fazem seu papel principal, comunicar com o público. É a evolução da comunicação, adaptar é preciso. Quem não considerar budget para o mundo digital vai perder os "shares of mind" da vida.

Fonte: Brainstorm #9

Conteúdo relacionado