3 novos produtos: microRobô para o câncer, Shit Box e Pipoca Premium

quinta-feira, julho 02, 2009 Jony Lan 0 Comments

Milhares de produtos aparecem e são jogados no mercado todos os dias. As vezes são pequenas variações, outras são melhorias estéticas, mas as vezes há quase que inovações radicais. Mas como muita coisa é o resultado da combinação de outras tantas, dizer que a empresa faz pesquisa de mercado para lançar produtos é um argumento um tanto quanto relativo. Primeiro porque se for feito exatamente como os livros pedem, custa caro e segundo que pesquisas mal feitas resultam em gastos maiores. Eu prefiro o meio termo, nem tanta pesquisa profunda, nem jogar o produto no mercado às cegas.

Podemos resumir novos produtos em inovadores, ecológicos e diferenciados.

Inovador:
Se você já viu o filme "Viagem Insólita" vai associar à essa tecnologia inovadora, pois a idéia o filme já traduziu bem. Pode ser o próximo grande passo no tratamento do câncer. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Israel em Haifa desenvolveram um robô miniatura, chamado ViRob, que pode através de seus pulmões, encontrar um tumor, e é "matá-lo" com a droga. O robô tem um milímetro de comprimento e quatro milímetros de ponta a ponta ele promete escorregar em vasos sanguíneos e navegar através dos sistemas respiratório e digestivo.

Outros mini-robôs foram concebidos para ter uma viagem para o corpo. Mas ViRob é o primeiro que pode passar entre diferentes cavidades corporais. É controlada por um campo eletromagnético por fora do robô que cria uma vibração que impulsiona ViRob para frente. Nos exames laboratoriais, o robô tem viajado até nove milímetros por segundo e pode comutar através de fluidos corporais variando de sangue a bílis, o que a torna uma ferramenta versátil que pode corrida através de uma veia e escavam em um órgão.

Ecológico:
Não é origami, mas com algumas desdobras o produto aparece. O formato e o nome do produto "Shit Box" já diz tudo. Ao melhor estilo de cadeira de papelão, o Shit Box pode ser útil em diversas aplicações. Principalmente para quem pensa em ecologia. Custa apenas 15 libras e vem com 10 sacos biodegradáveis para armazenar o número "2". Quer comprar um? Acesse o site e veja como funciona.

Diferenciado:
Não é moda, mas uma estratégia muito útil para quem tem visão e investe em um posicionamento de diferenciação. Commodities são sempre os produtos mais difíceis de se diferenciar, e no meu ponto de vista, estão as melhores oportunidades em diferenciações.
Em setembro de 2008 nasceu a empresa americana 479º POPCORN, especializada na produção de pipocas artesanais que utilizam ingredientes orgânicos como páprica, tomate, gengibre, canela, coco, cheddar, trufas, pimenta, etc. A empresa foi batizada assim porque 479° Fahrenheit é a temperatura perfeita para estourar pipocas. Ela pensou no design do produto e buscou a The Engine Room, de São Francisco (Califórnia), para criar as novas embalagens de seus produtos. Fugindo do tradicional e buscando a diferenciação logo da marca e do produto, o jeito foi investir nas as embalagens (caixas e latas), elegantes e muito bonitas, agregando mais valor as suas pipocas.

O ciclo de vida inicial do produto começou quando foram vendidas na região da cidade de San Francisco. O cuidado com todos os detalhes, desde o nome, passando pelos ingredientes de alta qualidade, os métodos naturais de produção, até as embalagens (feitas em material reciclável), conquistou o paladar e os mais altos padrões "ecológicos" de muitos consumidores. Rapidamente a marca 479º POPCORN se tornou famosa e sinônimo de pipoca Premium (o valor mínimo de uma caixinha é de US$ 8,00 chegando até US$ 35,00). Este sucesso garantiu a expansão nos canais de distribuição para outros estados americanos. Resultado: sucesso da marca, do produto e de um novo mercado premium para uma simples pipoca.

Pensar diferente não basta, é preciso colocar em prática e principalmente, colocar o produto à venda no mercado. Seja altamente tecnológico, algo criativo e ecológico ou simplesmente criando um novo mercado para um produto conhecido de forma diferenciada. Será que as empresas estão tendo o cuidado de destinar parte do seu faturamento para o lançamento de novos produtos? Se a empresa que você trabalha não tem feito isso, ligue o alerta, ela pode estar dando sinais de que a estratégia adotada foi a do comodismo.

Fontes: Discovermagazine, 479

Conteúdo relacionado