Obsolecência Planejada? Aviões agora terão air bags!

domingo, julho 19, 2009 Jony Lan 0 Comments

Você já contou quantos aviões caíram em 2009? Não é bem em estatísticas, mas em relação à quantidade de vôos diários no mundo, isso não é nada. Se antes a segurança de um avião era não cair, agora resolveram focar na sobrevivência individual. Algo como a obsolecência planejada em aviões? Não é bem assim, de acordo com o The New York Times, as mudanças serão obrigatórias. Uma das mudanças é que os assentos possam sofrer tensões de até 16 vezes a força da gravidade e não soltar. Os modelos antigos aguentam até 9 vezes. Estudos mostraram que em alguns acidentes com sobreviventes, pessoas morreram por terem sido esmagadas pelos bancos.

O conceito está sendo emprestado dos equipamentos de segurança dos automóveis, incluindo os testes de impacto. Uma coisa que vocês talvez não saibam é que além ter bancos resistentes à 16 vezes a força da gravidade, alguns novos aviões terão air bags na 1ª classe. Nesse caso, o meu ponto de vista é de puro investimento para diminuição da tensão dos passageiros que têm medo em cair. Mas e a classe econômica? Atualmente a classe econômica dispõe do banco da frente. O encosto da frente foi projetado para quebrar em caso de acidente, funcionando como um colchão.

Necessário ou não, é uma inovação para o mundo dos aviões, depois do post de viajar em pé, parece que chegou a vez de viajar com air bags, provavelmente para proteger o rosto em caso de queda. Enquanto as empresas de Low Fare retiram equipamentos do avião para colocar mais assentos ou inventam a moda de viajar em pé e cobrar pelo amendoim, outras se preocupam com algo ainda mais relevante, a segurança individual do passageiro. Mas tenho certeza da opinião geral, se o avião não cair, já está ótimo.

Fonte: The New York Times

Conteúdo relacionado