Inovação: "Vio", o Leite Efervescente da Coca-Cola

quarta-feira, julho 29, 2009 Jony Lan 0 Comments

Inovação do tipo nova para a empresa e nova para o mercado. Você já viu a cerveja azul, verde e vermelha lançada pelos japoneses. Agora chegou a vez de ser mais radical na inovação e acrescentar água gaseificada no leite. E assim a Coca-Cola faz nascer o Vio. O conceito é que seja um 'leite efervescente'. A bebida irá misturar leite desnatado com água gaseificada, será aromatizada com frutas (pêssego, frutas vermelhas, citrus e "colada tropical") e adoçada com açúcar de cana. Os cientistas que desenvolveram o produto em um laboratório da Coca em Atlanta garantiram que ele será embalado em uma garrafa de alumínio que evitará que o leite coalhe.

A Coca-Cola está testando o produto em lojas de comida natural e delicatessens em Nova York.

A bebida faz parta de uma iniciativa da Coca-Cola chamada Projeto Vida, que visa desenvolver projetos à base de leite. A intenção é que o Vio possa ser vendido como opção de bebida saudável, mas cada garrafa contém 26 gramas de açúcar e 1,5 grama de gordura.

Consequências
Unir o consumo de leite com bebidas gaseificadas pode impulsionar as vendas de leite, ponto para os produtores de leite.

Será mais um nicho de mercado a explorar, ou se tornar apenas concorrente de bebidas à base de leite. Vai depender do posicionamento que Coca-Cola dará à sua nova bebida. Lave lembrar do erro do Gatorade quando entrou no mercado se posicionando como mais uma bebida concorrente dos refrigerantes.

Quem é sensível à leite de vaca pode não gostar da idéia, além do que o leite engarrafado parece ser bem mais perecível do que o prazo de validade dos refrigerantes. O que exigirá uma forma de logística diferente do que existe. Já pensou entrar em um restaurante e pedir "leitinho gaseificado"?

A Pepsi já vem testando inovações nos sabores e cores muito antes da Coca-Cola, inclusive fez uma versão que pode ter influenciado a "Vio" da Coca-Cola. Foi a Pepsi White com sabor de Yorgut e já comentado aqui no MKTmais.com a um tempo atrás. A diferença é que essas inovações da Pepsi não são para o mercado Americano ou global, mas sim para mercados asiáticos, ou seja, estratégias locais.

O fato positivo é que com essa bebida, a Coca-Cola poderá vender a imagem para as crianças e aos que gostam de produtos menos artificiais. Quais serão os próximos passos da concorrência? Agora é esperar para ver os próximos capítulos!

Fonte: Times, Dailymail, NYPost

Conteúdo relacionado