Novo produto - Mitsubishi i-MiEV: Carro elétrico já é realidade no Japão

quinta-feira, julho 23, 2009 Jony Lan 0 Comments

A Mitsubishi vai começar a vender seu carro elétrico i-MiEV no dia 31 de julho no Japão. O veículo começa a ser distribuído para algumas companhias de energia elétrica no Japão e os compradores individuais começarão a receber os veículos pré-comprados a partir de abril/2010. Com preço em torno de 49 mil dólares, a Mitsubishi pretende vender 1.400 veículos em 2010 e 5 mil unidades até 2011.

O nome i-MiEV vem de Mitsubishi Innovative Electric Vehicle. Enquanto anda, o i-MiEV não emite gás carbônico na atmosfera. Mas enquanto carrega a bateria elétrica, a emissão de CO2 é cerca de um terço do gás gerado por gasolina.

O i-MiEV representa os 40 anos de pesquisa e desenvolvimento da fabricante na área de carros elétricos e é a solução para os desafios que a indústria automobilística enfrenta para reduzir a poluição ambiental, o aquecimento global e a diminuição do uso de energias baseadas em petróleo.

Um produto novo, uma inovação, uma tecnologia em desenvolvimento, um mercado novo. Parece um ótimo Oceano Azul, não? Acho que o motor a combustão está com os dias contados, pelo menos para os veículos. A não ser que a indústria comece a soltar da gaveta os carros que fazem mais de 50 km com um litro de gasolina, resta saber qual montadora vai lançar a convergência de outras tecnologias sobre o carro elétrico. Já imaginou falar com o seu carro para abrir a porta e ligar o carro? Comandos de vozes já são comuns em celulares, com um sistema de baterias mais robusto, um carro se torna numa estação móvel para espetar qualquer parafernalha tecnológica. Integrar essas tecnologias será um passo simples. Aí sim, estaremos falando em uma nova geração de carros. O que veremos nos próximos anos serão apenas as versões simples dos carros elétricos com funções similares ao que já existem.

Imaginem você preso em um engarrafamento enorme em um carro elétrico. Vai buscar combustível onde? Com extensão até o posto mais próximo ou colocar a sua bateria de celular para fazer o carro andar? Com um carro elétrico, dá até para pensar em postos de combustível elétrico móvel, afinal, bateria pode ser móvel, não? Aí seria a revolução do serviço de seguro, que incluiria, serviço de abastecimento remoto. Vou parar por aqui, pois brain"storm" de graça, só a que vem de São Pedro.

Fonte: IDGnow e Mitsubishi

Conteúdo relacionado