Anúncio disfarçado? Projeto Poesia Concreta "queima" a Natura

terça-feira, julho 14, 2009 Jony Lan 0 Comments

As instalações poéticas que a Natura dispôs em alguns pontos da capital paulista (letreiros luminosos) em vários pontos da cidade com as palavras "Descanse", "Relaxe" e "Calma", parecem uma sacada. Cada letra possui 3 metros de altura e 70 quilos. Embora nas esculturas não haja menção à fabricante de cosméticos, as mesmas palavras são repetidas nos comerciais feitos para a televisão.

Resultado: Prefeito indignado, Lei Cidade Limpa de São Paulo aparentemente burlada, letreiros retirados, distribuição de multas pelas sub-prefeituras paulistas.

Certamente alguém vai pagar muito por isso. A Natura já deve ter pago para o grupo artístico Bijari, a Prefeitura de São Paulo vai cobrar por pagamento de multas e outros grupos podem pagar nas próximas captações com as empresas.

Na Índia isso não existe, ainda. De uma forma criativa, a Publicis de Mumbai desenvolveu para a Garnier uma forma de anunciar uma linha de protetor solar sem interferir muito nos mobiliários urbanos. Como se fossem verdadeiras casinhas de pontos de ônibus, acabaram criando uma versão de um outdoor inclinado com um ângulo que proporcionasse sombra para as pessoas.

Resultado: beneficiaram as pessoas com sombra, protegendo-as do sol. Exatamente os atributos que o produto confere, unindo a idéia do mobiliário com o conceito do produto anunciado. Mas as pessoas teriam que olhar para cima. O bom é que o anúncio fica "escondido". Quem sabe o Kassab não aprove essa nova modalidade de anúncio. As empresas precisam acompanhar essas ações e não ficarem apenas em suas "cadeiras", atrás da mesa.

Fontes: Ads of the World, IG

Conteúdo relacionado