Estratégia de Diversificação: Mcdonalds vai se tornar ponto de abastecimento de carro elétrico

quarta-feira, julho 08, 2009 Jony Lan 0 Comments

Em varejo, a localização é um dos fatores críticos de sucesso de maior peso no empreendimento. Para os estrategistas, ele é considerado um recurso valioso, inimitável, raro de ser copiado e imóvel, tornado-se altamente estratégico. Mas a estratégia demanda sempre opções e novos caminhos para continuar crescendo. Uma das estratégia que gosto de recomendar em minhas assessorias é a diversificação. Veja o exemplo do Mcdonalds.

O Mcdonalds possui os melhores pontos de vendas em uma região, fruto de estudos e investimento em pesquisa de localização e mercado. Qualquer empreendimento do Mcdonalds torna-se referência. Uma boa loja, sempre é aproveitada para se tornar um drive-thru e em alguma regiões, torna-se um delivery. Ou seja, fora o atendimento no balcão, são mais 2 formas de vendas. A comodidade e as estratégias sempre voltadas para o business do Mcdonalds. Mas agora ele dá um passo à frente. Como first-mover em aproveitar o seus pontos, agora se tornarão postos de abastecimento para carros elétricos nos EUA. Com mais de 30 mil pontos no mundo, pode se tornar uma referência em abastecimento. É a diversificação aproveitando o seu ponto forte, localização. Como a recarga demora, o Mcdonalds ainda pode aumentar o seu faturamento em lanches. Pode piorar o giro das mesas, mas está abrindo um precedente enorme para que outras empresas que possuem boas localizações se tornem pontos de abastecimento, afinal, rede de energia tem em todos os estabelecimentos.

Simples, fácil e útil. Com essa estratégia, o Mcdonalds irá reforçar mais ainda a localizações das suas lojas como pontos de referências. E a sua empresa, já pensou em diversificar?

Fonte: Bloggingstocks

Conteúdo relacionado