Estratégia: Starbucks testa novo modelo de negócio com novos nomes e vendendo vinho e cerveja

domingo, julho 19, 2009 Jony Lan 0 Comments

A base de café gourmet da cadeia de Seattle está mudando o nome de uma das suas lojas em sua cidade natal para um nome que reflete o bairro local. A loja será chamada "15th Avenue Coffee and Tea". Será aberta na semana do dia 20/07/09 e vão servir café e chá, bem como vinho e cerveja. Uma inovação no modelo de negócios.

A empresa disse que irá abrir mais duas lojas na área de Seattle sem o nome da Starbucks, em localidades que não possuem lojas Starbucks.

A cadeia disse que se esse modelo de "repensar" o café for um sucesso, irá replicar em outras cidades.

A inovação no modelo de negócio, principalmente no nome da empresa, é interessante e um desafio. Mas a sinergia em compras, fornecedores e know-how de processo de trabalho é positiva.

Com a crise e novos concorrentes (Nespresso, Mccafé, etc), para uma marca "premium" como a Stabucks, criar linhas de "produtos" diferentes, como lojas com outros nomes, é uma solução estratégica considerável. A princípio, a idéia parece ser aproximar-se do local em que se abre com novos nomes do próprio local. Talvez manter um "sub-nome" pode ser uma alternativa de mostrar-se que é uma rede, mas ter nomes locais, o diferencial será o ponto, a localização e a fidelidade dos clientes, que terá que ser conquistada do "zero".

A vantagem é que a Starbucks poderá testar novas ofertas no menu, design de loja, processos de produção, preços e serviços sem prejudicar a imagem da marca premium.

O desafio maior estará em implantar essa estratégia sem mexer na marca principal, pode acontecer das sub-marcas (sub-lojas) crescerem rapidamente em faturamento e acabarem tendo que financiar as lojas premium. Mas é aquela velha história, que sempre aconselho, "não dá para a roda enquanto ela estiver girando. Tem que fazer tudo com a roda girando".

Fonte: Yahoo

Conteúdo relacionado