Anúncios interativos, a nova geração da publicidade

segunda-feira, julho 06, 2009 Jony Lan 0 Comments

Comunicar, esse é um dos papéis da publicidade. Ferramenta útil em qualquer ação integrada de marketing. Elas reforçam a ação, a marca, o objetivo e dão visibilidade. Mas ultimamente as mídias tradicionais estão perdendo espaço em termos de atenção e financeiros para as mídidas que usam a internet como plataforma. Talvez essa pressão concorrência desse mercado, combinado com a acessibilidade da tecnologia e a criatividade, as mídias de rua estão caminhando para a próxima geração: a interatividade. Já pensou você passar na frente da vitrine e ver um holograma convidando você a aproveitar a oferta do produto X, pois ele está em oferta só nos próximos 5 minutos? Ainda não vi nada parecido, mas acho totalmente factível atualmente.

A Anistia Internacional resolveu criar o primeiro poster de abrigo de ônibus interativo do mercado que utiliza a tecnologia de "eye tracking". Quando não se está olhando para o anúncio, a imagem é de agressão do homem para com a mulher. Quando se lha para o anúncio, a imagem muda. Com essa simplicidade o anúncio deu o seu recado e ainda interagiu com os receptores da mensagem, as pessoas. (Agência: Jung von Matt Hamburg, Alemanha)

Não tem a tecnologia do "eye tracking", mas o sensor avisa quando alguém está passando e FLASHs para todo lado. As pessoas olham assustadas, surpresas e ganham seu momento de fama. A Nikkon realizou a ação em uma estação de metrô de Seoul, por onde passam 5 mil pessoas diariamente. Detalhes como o tapete vermelho e a sensação de ser uma estrela, já dizem tudo. O retorno de vendas e a exposição da marca foram um sucesso. Simples, não? (Agência: Cheil Worldwide Seoul, Coréia)

Mas você tem criatividade e não tem esses recursos tecnológicos de montar painéis que interagem com o público e nem muita verba? Faça como a Misereor com o seu "Poster de Doação". O poster estimulava quem passava a doar 50 centavos que eram colocados no poster por um buraco de moedas e o valor era depositado em um tudo de acrílico que simulava uma seringa mostrando quanto já tinha sido doado e quantas injeções poderiam ser pagas com aquele montante. (Agência: Kolle Rebbe Hamburg, Alemanha)

Três exemplos claros da nova geração de mídias de rua que vieram para ficar. Os clientes já estão tão acostumados a responder a estímulos pela internet que esses simples cases mostram a viabilidade da interação. Além de gerar buzz, comunicações interativas podem ser feitas em diversos ambientes e praticamente adotados por todos os segmentos de negócios. Que tal aproveitar essa oportunidade?

Fonte: AdsoftheWorld

Conteúdo relacionado