Case: Unicef lança campanha de doação com poucos recursos e muita criatividade

terça-feira, julho 14, 2009 Jony Lan 0 Comments

As campanhas promocionais para doação superam em criatividade e dão show em soluções. Bons cases que ajudam as empresas a terem idéias e tirar os investimentos das mesmices. A Unicef, sem nenhum recurso, lançou uma campanha (TAP project) para chamar a atenção da população para o fato de que mais de 4200 crianças morrem de doenças causadas do consumo de águas sujas e convida às pessoas a doarem 1 dólar.

O Desafio: chamar a atenção dos nova yorquinos para o fato de crianças morrem diariamente pela falta de água limpa.
Implementação: Foi instalado uma vending machine com garrafas de oito tipos de água sujas (espero que elas só tenham água com terra, vai que alguém toma) em Manhattan para chocar o público, convidando-os a doares e a convidar outros a doarem por sms e mensagens.
Resultados: a inovação no uso da vending machine como veículo de mídia e a ocupação do espaço para doação atrairam 7500 pedestres, cobertura internacional e ultrapassou as expectativas de doações.

É a adaptação do uso de simples de mobílias comerciais para fins múltiplos com efeitos multiplicadores. Tudo isso com uma pitada de "choque" para potencializar a comunicação. Parabéns à Unicef. A próxima idéia será vender máscaras contra a gripe H1N1, vai ser um sucesso, principalmente agora no inverno. Pena que a velocidade das idéias nunca acompanha a sua implementação.

Conteúdo relacionado