Moto Táxi: Novo segmento deve estimular a economia brasileira

quinta-feira, julho 30, 2009 Jony Lan 0 Comments

Aqui temos que pensar como empresários, estrategistas, empreendedores, marketeiros, publicitários, analistas, executivos e por aí vai. Não é à toa que a regulamentação, seja de qualquer natureza que o governo faz é uma oportunidade para várias pessoas e empresas. Antes mesmo dessa notícia ser oficializada, por trás dos bastidores da indústria moto-automobilística os planejamentos já estavam prontos ou discutidos. E com certeza entrarão em prática agora. Vocês verão as próximas semanas publicidades e argumentos de sobra baseadas nessa nova regulamentação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o texto que regulamentava a atividade de motovigia, mas sancionou a lei que vai regular os serviços de mototáxi e motoboy. No entanto, os serviços prestados pelos motovigias devem ser previstos em contrato, não em lei. Com a nova lei sancionada por Lula publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 30/07/2009, as profissões de motoboy, mototaxista e motovigia só pode ser exercida por pessoas com 21 anos completos, dois anos como condutor ou condutora de motocicleta e habilitação em curso especializado, a ser regulamentado pelo Contran. O curso será ministrado por autoescolas.

Há também determinações relacionadas à segurança, como a de que os profissionais trabalhem com coletes com refletores e protetores de pernas. O prazo para que sejam feitas as adequações previstas e cumpridas as exigências da lei é de 365 dias. A previsão da Federação dos Mototaxistas e Motoboys do Brasil (Fenamoto) é de que a regulamentação resulte na legalização de 1 milhão de trabalhadores.

Oportunidade
Vejo a oportunidade do Brasil adotar, em breve, o estabelecimento de Moto Táxis adaptados para dois lugares na parte de trás. Eu já utilizei esse serviço em outros países, o que acho que para o modelo chegar ao Brasil será apenas uma questão de tempo, agora que está regulamentado. Quem conseguir ler essa oportunidade e aproveitar, vai começar a segmentar mais ainda o mercado, pois além de trazer a segurança aos passageiros, pode carregar malas e volumes, o que abre o leque de atuação desse serviço. Parabéns ao Governo, que vai estimular realmente a economia formalmente. Quando às futuras Moto-Táxis de dois lugares (se ocorrer), só espero que sejam mais bonitas e funcionais dos que encontramos nos países vizinhos.

Fonte: Estadão

Conteúdo relacionado