Novos Produtos: Okhotsk Blue, a cerveja japonesa azul

quarta-feira, julho 22, 2009 Jony Lan 1 Comments

Acho que foi mais ou menos assim: Já que toda cerveja é marrom clara, dourada, cor de ouro, bege, clara e tem a cerveja preta, por que não criar uma cerveja colorida? Se não foi esse pensamento que teve a micro cervejaria localizada no extremo norte do Japão na ilha de Hokkaido, não imagino o que a tenha feito lançar uma série de cervejas coloridas. Talvez para se diferenciar no ponto de venda, ou ser uma das primeiras (ou a primeira) cerveja do mundo colorida.

O fato é que a Cervejaria Abashiri já tem uma certa tradição em lançar cervejas diferentes, incluindo uma, que é uma mistura de cerveja com leite, chamada Bilk.

Okhotsk Blue, a cerveja azul, é feita com a mais pura água do icebergs do Mar de Okhotsk, o que dá a coloração azul a Okhotsk Blue é a 'spirulina', extraída de alguns tipos de alga.

Mas para não perder tempo, a cervejaria criou mais duas versões:
- Hamanasu Draft, cerveja vermelha com sabor e aroma frutado de uma espécie roseira encontrada na região. A cor, também é extraída do pigmento natural (antocianina) encontrado na planta.
- Shiretoko Draft, cerveja verde. Ela presta homenagem a natureza da península de Shiretoko. A cor verde também fornecida pela spirulina remete ao belo cenário da região.

Tá bom, você não gostou, mas as cervejarias brasileiras também não poderão dizer que foram as primeiras a lançar uma cerveja colorida. Sem sombra de dúvida, uma forma inovadoras de criar um produto novo, buzz, experimentação e estar na mídia sem muito esforço. Nem precisa vender muito. Dá até para dar de presente para as pessoas. Imagina os colecionadores e amantes de cervejas. Temos que lembrar que o nosso refrigerante Jesus é cor-de-rosa e eu já experimentei (prefiro não comentar o gosto). Mas a Coca-Cola comprou a marca, pois vendia muito. A Pepsi já lançou versões coloridas do seu refrigerante cola e ainda deixou o vasilhame transparente para mostrar a cor dele.

O importante na inovação é transformar as idéias em algo comercializável. Nesse quesito, os japoneses cumpriram a missão e quebraram o paradigma de que cerveja só se for dourada ou preta. Já experimentou cerveja com refrigerante cola? Pensamento fora da garrafa, se ainda não pensou assim, está na hora de experimentar a cerveja azul, ou melhor, a Okhotsk Blue.

Fonte: InventorSpot

Conteúdo relacionado